Benefícios da linhaça: aprenda a forma correta de incluí-la na dieta
Semente pode ser uma boa opção para quem quer emagrecer. Entenda o motivo!
A linhaça, também chamada de semente do linho, é rica em nutrientes essenciais para o organismo, entre eles, ômega 3, selênio, ômega 6, vitamina E, fósforo e zinco. A seguir, saiba como ela pode contribuir para a saúde e descubra como incluí-la na sua alimentação.
Benefícios da linhaça para saúde
1Contribui para o emagrecimento
Existem estudos que mostram que a linhaça pode ser uma boa opção para quem busca a perda de peso, uma vez que ela aumenta a sensação de saciedade e estimula o intestino.
2
Ajuda na renovação celular
Rica em diversos antioxidantes, por exemplo, a vitamina E, a linhaça colabora para a renovação celular, evitando o envelhecimento precoce do organismo.
3
Alivia sintomas de TPM e menopausa
A linhaça apresenta boas quantidades de fitoestrógenos, substância que promove um efeito semelhante ao do hormônio estrógeno, aliviando os sintomas da TPM e da menopausa.
Reduz o colesterol
O ômega 6, as gorduras monoinsaturadas e o ômega 3, presentes na linhaça, podem auxiliar na diminuição do colesterol ruim (LDL).
5
Controla a glicemia
O consumo regular de linhaça pode favorecer o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.
Como consumir linhaça?
Para aproveitar os benefícios da linha à saúde, o primeiro desafio é vencer a casca duríssima que a protege. Há três maneiras de fazer isso: mastigando muito bem a linhaça, deixando ela de molho na água por oito horas na geladeira ou triturando no liquidificador.
“Bata a semente imediatamente antes do consumo e só a quantidade que vai ser usada. Isso evita que os efeitos benéficos se percam”, orienta Ana Vládia Moreira, do departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Uma sugestão é polvilhar no iogurte, nas frutas e nas salas. Porém, você também pode misturá-la no arroz integral, no suco ou na massa do pão.
A semente triturada deve ser guardada em um pote fechado dentro da geladeira por até dois dias, segundo a Cristina Marques, chefe da divisão de nutrição do Hospital das Clínicas, de São Paulo.
Agora, se preferir utilizar o óleo da semente de linhaça, você pode comprá-lo já pronto ou então prepará-lo em casa (o que pode ser um pouco complicado, pois esses processo envolve prensar a semente a frio).
Vale lembrar que o óleo da semente de linhaça só pode ser usado como tempero, nunca para cozinhar. “Óleo de milho ou girassol interferem no ômega 3, por isso, evite usá-los junto com o de linhaça”, alerta o nutricionista George Guimarães, da Clínica Nutriveg, em São Paulo.
O óleo também pode ser encontrado em cápsulas, que podem ser consumidas duas vezes ao dia, antes do almoço e do jantar.