4 dicas de como manter a alimentação equilibrada aos finais de semana
Dicas são simples e vão fazer a diferença na sua dieta!

Manter uma alimentação equilibrada aos finais de semana é um desafio para muitas pessoas, não é mesmo? Mas o mais importante é entender que é sim possível manter a dieta ou comer que estão fora dela, mas sem culpa. A ideia não é viver em restrição, mas encontrar um caminho de equilíbrio que te permita aproveitar sem culpa e sem perder seus objetivos de vista.
Conversamos com a nutricionista, personal trainer e colunista de Boa Forma, Aline Becker, que listou 4 dicas para manter uma alimentação equilibrada aos finais de semana!
1Planejamento flexível é liberdade, não prisão:
Planejar não significa deixar de viver os momentos sociais ou ter que levar marmita em todo lugar. Significa organizar as refeições em torno dos eventos, garantindo que você tenha boas fontes de proteínas, vegetais e frutas ao longo do dia, mesmo quando for sair. Isso te ajuda a chegar nas refeições sociais com menos fome emocional, fazendo escolhas conscientes e evitando exageros. Exemplo: se você sabe que terá um churrasco no almoço, priorize um café da manhã leve e nutritivo e inclua uma boa salada no seu prato no churrasco, equilibrando o consumo de proteínas e acompanhamentos.
Tenha clareza do seu “por que” antes de comer:
A gente não precisa comer só por comer ou para agradar outras pessoas. Pergunte-se: “Estou com fome ou é só vontade?”, “Isso faz sentido para os meus objetivos ou estou apenas seguindo o fluxo?”. Esse questionamento não é para te gerar culpa, mas para trazer consciência na escolha, que é a chave do equilíbrio. Se decidir comer, faça isso sem culpa, saboreando cada mordida com presença. Tá tudo sentir vontade de comer alimentos diferentes, o segredo não é se privar, mas sim, fazer escolhas conscientes que evitam o exagero.
3
Movimento como parte do final de semana, não punição:
Inclua movimento de forma leve e prazerosa: uma caminhada ao ar livre, um passeio de bicicleta, dançar em casa ou uma sessão de alongamento. Isso ajuda a manter o metabolismo ativo, auxilia na regulação do apetite e contribui para o bem-estar mental, sem aquela sensação de “sedentarismo de final de semana”.
4
Permissão consciente, não descontrole:
Permitir-se comer algo diferente faz parte de uma alimentação saudável, mas o ponto é entender a diferença entre se permitir com equilíbrio e entrar no “modo tudo ou nada”. Aproveite a sobremesa ou aquela taça de vinho que gosta, mas sem transformar isso em um final de semana inteiro de excessos. Depois, siga normalmente sua rotina, sem precisar “compensar” ou pular refeições.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.