10 ovos por dia: dieta de Virginia é saudável?
Influenciadora revelou ter perdido 20kg após o nascimento do seu terceiro filho, há cerca de dois meses
Virginia Fonseca, cerca de dois meses após dar à luz seu terceiro filho, José Leonardo, tem mostrado nas redes sociais como está sendo o seu processo de perda de peso pós-parto. A influenciadora, que afirmou já ter eliminado 20kg, surpreendeu os fãs com uma dieta para lá de inusitada, com 10 ovos no café da manhã.
Os alimentos são cozidos, e quase todas as gemas são retiradas antes do consumo. “Bom dia, já estou aqui preparando o meu café da manhã. Estou fazendo os meus ovos. Descasquei todos os ovos. O que eu faço? Abro, tiro a gema e deixo a clara. Bem bonitinho. Como só um ovo com gema, o resto eu tiro”, disse nos stories do Instagram.
A estratégia serve para diminuir as quantidades de gordura saturada e colesterol ingeridas, que estão bastante presentes na parte amarelinha do ovo. Mas será que comer 10 de uma vez só vale a pena?
Dieta do ovo é saudável?
A famosa possui acompanhamento médico e nutricional, como sempre afirma em suas publicações. Por isso, a dieta dela provavelmente foi pensada para suas necessidades e preferências alimentares.
Mas isso não quer dizer que o cardápio de Virginia funcione para todo mundo. Apostar em uma alimentação com muitos ovos, por exemplo, tornou-se uma tendência no TikTok, com muita gente aderindo ao consumo do alimento de forma indiscriminada e sem apoio profissional.
A natureza de baixa caloria e baixo teor de carboidratos da dieta de ovo cozido pode, potencialmente, induzir a perda de peso a curto prazo. Mas é isso: é de curto prazo.
Isso porque grande parte dos quilos eliminados inicialmente serão devido ao peso da água perdido, mas você não vai realmente perder nenhuma gordura. Uma explicação rápida: os carboidratos são armazenados como glicogênio, que é encontrado no fígado e nos músculos e, de acordo com um artigo no Journal of Applied Physiology, se liga à água. Uma baixa ingestão de carboidratos reduz os estoques de glicogênio do corpo, aumentando assim a perda de água na urina.
E a pior parte é como ela vai afetar sua saúde:
“Dietas que prometem resultados rápidos, com métodos inovadores ou entre outras famosas na internet, devem ser evitadas”, diz a nutricionista Deborah Lestingi.
Cortar de vez os carboidratos, fonte de energia do corpo, pode levar, em casos extremos, até à falha dos órgãos.
Há também a questão de superestimar um alimento – neste caso, os ovos. A American Heart Association define uma quantidade saudável de consumo de ovo como um ovo inteiro ou duas claras de ovo por dia, uma recomendação que se aplica a todos os adultos com ou sem risco de doença cardíaca.
Com a necessidade de pelo menos dois ovos por refeição, três vezes ao dia, a dieta de ovos cozidos inclui significativamente mais ovos do que a recomendação.
Conclusão
Apesar de proporcionar a perda de peso desejada, esse resultado não se perdura a longo prazo. Além disso, a dieta do ovo pode trazer malefícios consideráveis para a sua saúde — além de, convenhamos, ser muito chato comer sempre a mesma coisa em todas as refeições.
Como ressalta Deborah, o segredo para um bom emagrecimento é a reeducação alimentar, e isso só é possível através de uma alimentação planejada respeitando seu processo.