Continua após publicidade

10 dicas para você transportar a sua marmita com segurança

Você faz parte da turma que leva o almoço a tiracolo? Saiba o jeito certo de adotar o hábito e ficar na linha. Você ainda economiza tempo e dinheiro

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h21 - Publicado em 28 ago 2015, 13h47
Fabio Mangabeira
Fabio Mangabeira (/)
Continua após publicidade
  1. Sempre fresquinha
    É uma boa ideia levar a marmita em uma sacola térmica com gelo ou aqueles saquinhos com gel congelados próprios para essa finalidade. Elimina o risco da comida estragar no caminho, especialmente se estiver calor.
     
  2. Protegendo a saúde
    Assim que chegar ao escritório, coloque a marmita na geladeira. A Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, alerta que os alimentos prontos nunca devem ficar mais que duas horas fora de refrigeração. Do contrário, há o risco de proliferação de bactérias – existem mais de 250 tipos, encontrados em alimentos malconservados, que podem causar desde diarreia até sintomas mais graves.
     
  3. Segurança máxima
    Para se precaver ainda mais, deixe a marmita no freezer (isto é, se tiver apenas alimentos que podem ser congelados) da noite para o dia e, na hora de sair de casa, coloque-a na sacola térmica.
     
  4. E o recipiente?
    A escolha da marmita também é importante – o material desse acessório deve ser próprio para ir ao micro-ondas ou fogo, em banho-maria. Os potes de plástico comuns liberam substâncias tóxicas consideradas cancerígenas quando submetidos ao calor. Se for impossível evitá-los, passe a comida para um prato na hora de aquecê-la.
     
  5. Folhas frescas e crocantes
    Em contato com os alimentos cozidos, elas perdem a textura e o frescor em pouco tempo. Por isso, leve-as já lavadas e em um compartimento separado da marmita ou até em um recipiente sozinho. E tempere-as só na hora de comer.
     
  6. Tempero separado
    Carregue um potinho com vinagrete, molho de iogurte ou de mostarda pronto de casa. Ou deixe um vidro de azeite e outro de vinagre de reserva no escritório. Os molhos também são ótimos para dar um sabor extra nos grelhados que, na marmita, podem ficar um pouco ressecados.
     
  7. E sobremesa? Pode levar!
    O almoço no escritório também merece uma sobremesa. De preferência uma fruta, que é bem mais leve que um doce e ajuda a complementar as vitaminas e fibras da refeição. Se levar já picadas, elas perdem parte das vitaminas, especialmente a C. Mas ainda assim são mais saudáveis que um pudim ou bolo. Se for impossível deixar para abrir a fruta no escritório, é melhor cortá-la em pedaços grandes em vez de picá-la. Isso faz com que a perda de fibras seja menor.
     
  8. Fruta fresquinha
    Onde você trabalha não tem geladeira? Transporte as frutas na sacola térmica com gelo. Aliás, você pode levar dois potinhos, um para a sobremesa e outro para o lanche da tarde.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.