Como um coaching pode turbinar a sua dieta

Se você precisa de motivação para perder peso, esse profissional pode te ajudar

Por Eliane Contreras Atualizado em 22 out 2016, 18h05 - Publicado em 10 jul 2016, 13h05

O coach (profissional formado em coaching) ajuda a encontrar o ânimo que está faltando para você seguir firme na dieta indicada por um nutricionista. Para isso, ele aplica técnicas e metodologias cientificamente comprovadas (veja abaixo) que permitem identificar os obstáculos emocionais e comportamentais que impedem o sucesso na balança. “A pessoa que está realmente disposta a mudar transforma a vida – ou seja, vai muito além de resolver as questões relacionadas à alimentação e à dificuldade de perder peso”, afirma a coach Vivian Barbosa, de São Paulo. Outro papel do profissional em coaching é fazer com que você se sinta bonita e feliz, independentemente de quanto está insatisfeita com o corpo. E, com isso, resgatar seus valores internos e a autoestima. “Assim fica mais fácil identificar suas qualidades e, em especial, descobrir por que ainda não fez nada efetivamente para modificar aquilo de que não gosta e a incomoda.” É um processo mental que, segundo Vivian, costuma ser rápido. “À medida que as ‘fichas vão caindo’, os resultados já aparecem.” São necessárias, em média, dez sessões (uma por semana, com duração de uma hora cada uma), e quase sempre você leva tarefas para casa – andar 30 minutos por dia ou correr 15 para eliminar 1 quilo e voltar um pouco mais magra na próxima sessão. “Na semana seguinte, você se dá conta de que pode avançar mais: andar 40 minutos ou correr 30. E, aos poucos, percebe que tem capacidade de alçar novos voos.”


Chega de autoboicote 

Duas tarefas de casa recomendadas no coach.

1. O que a faz atacar um pote de sorvete? Crie um diário alimentar, mesmo que por alguns dias. É importante para você perceber quais são as emoções que desencadeiam os episódios
de compulsão. 

2. O próximo passo é fazer uma lista com seus pontos fortes e aqueles que gostaria de melhorar. Você vai descobrir que tem várias qualidades incríveis e que nem tudo é defeito. Uma pessoa teimosa pode reequilibrar as emoções e descobrir-se como alguém persistente e não mais teimosa. Ou, se você for muito preguiçosa, percebe que estava desmotivada. E, a partir disso, ganha um combustível incrível para fazer o que quiser. Simples assim.

Continua após a publicidade

Publicidade