Eritritol: por que ele é uma opção saudável para substituir o açúcar

Encontrado em certas frutas e vegetais, o eritritol é um adoçante que pode substituir o açúcar em uma dieta equilibrada. Saiba mais sobre!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h43 - Publicado em 24 Maio 2023, 08h00
O eritritol é uma alternativa natural para o açúcar branco
O eritritol é uma alternativa natural para o açúcar branco (jcomp/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Hoje em dia, o que não faltam são opções de adoçantes saudáveis para substituir o açúcar branco sem a necessidade de cortar os doces da alimentação. É o caso do eritritol, uma alternativa encontrada em algumas frutas e vegetais.

De acordo com a nutricionista Vanessa Costa, de São Paulo, trata-se de um álcool de açúcar – também chamado de poliálcool –, com alguns benefícios para a saúde. Saiba mais a seguir!

Eritritol: o que é e benefícios

O eritritol é um adoçante natural de baixo teor calórico, retirado de algumas frutas e vegetais.

Por ter um baixo índice glicêmico, seu consumo é considerado seguro inclusive para pessoas com diabetes, que precisam aderir a uma dieta com baixa quantidade de açúcar.

“Isso significa que ele não causa um grande aumento nos níveis de açúcar no sangue após seu consumo. Portanto, se torna uma alternativa saudável para o açúcar comum” afirma a profissional.

Continua após a publicidade

“Além disso, o intestino delgado absorve suas moléculas rapidamente e as elimina pela urina. Com isso, então ele não causa efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal ou diarreia, comuns com outros pólios”, completa ela.

Dentre as opções de adoçantes naturais, o eritritol é um dos menos calóricos, possuindo menos que 95% das calorias que um açúcar comum.

“Isso faz com que ele se torne uma alternativa saudável para substituir o açúcar comum em uma dieta equilibrada”, diz Vanessa.

Continua após a publicidade

Como usar o eritritol?

Como explica a nutricionista, o eritritol pode ser adicionado em diversas receitas e preparos culinários para substituir o açúcar tradicional.

“Só é importante levar em consideração, contudo, o tempo de preparo e o tempo de fusão para ele se adequar ao sabor”, aponta ela.

“Por ter muito pouca caloria, ele é frequentemente utilizado como ingrediente em produtos sem açúcar, como chocolates, doces e chicletes, produtos diet e light”, completa.

Continua após a publicidade

Sendo assim, o eritritol é um adoçante natural bastante flexível para ser usado no dia a dia, sem contraindicações e com poucas calorias, se tornando uma boa opção para quem busca uma alimentação mais equilibrada.

Vanessa, contudo, ressalta a importância de consultar um profissional sempre que for aderir a uma nova opção de alimento na sua rotina alimentar.

“No que se diz respeito a quantidade e frequência de consumo, cada pessoa tem uma indicação diferente e, por isso, é importante uma avaliação individual”, ela ressalta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.