Golden Latte: a bebida do momento acelera o metabolismo

Mix de leite vegetal com especiarias, a bebida acelera o metabolismo, ajuda no emagrecimento e é uma fonte poderosa de antioxidantes e anti-inflamatórios

Por Marcela De Mingo Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 25 jan 2022, 08h00

Bebidas quentes sempre funcionam como um abraço: um café quentinho ao começar o dia, um chá gostoso no meio da tarde… e um leite com especiarias antes de dormir! Que tal? Pois é, o golden latte, uma bebida muito famosa e creditada ao ayurveda, tem como objetivo acelerar o metabolismo ao mesmo tempo que conforta e prepara para a noite de sono.

A bebida, cujo nome em português seria algo como “leite dourado”, caiu no gosto de muita gente ultimamente, ainda mais porque faz o organismo trabalhar. Alguns dos seus ingredientes são os famosos termogênicos, alimentos que aumentam a taxa metabólica no repouso, como café, chá preto, pimentas… “Ingerir alimentos de teor proteico maior também aumenta essa taxa metabólica. Devido a sua digestibilidade menor, gastamos mais energia para digerir, além de propiciar um aumento da massa muscular, que em maior quantidade gera um gasto energético maior!”, explica o Dr. Alexandre Andreani Paes Leme Giffoni, médico da equipe de nutrologia do Hospital IGESP.

Diz o médico também que utilizar esses alimentos pode ajudar na perda de peso – não à toa o café e a canela são tão famosos nos pré-treinos! Afinal, aceleram o metabolismo e ajudam o corpo a aproveitar melhor o treino na academia. 

“O golden latte é um mix de alimentos com bons antioxidantes, anti-inflamatórios naturais, com propriedades anti-câncer. A cúrcuma é rica em polifenóis, dá a cor dourada ao leite, e, associada à pimenta-do-reino e ao óleo de coco, aumenta a sua absorção. O gengibre é associado à melhora da imunidade. E ele pode ser feito com extrato vegetal (leite vegetal) de amêndoas, por exemplo, ou leite desnatado, podendo ser adoçado ou não”, continua o médico. 

Apesar de uma preferência comum por tomá-la à noite, não existe recomendação. Ela pode ser tomada ao longo do dia, tanto pela manhã, quanto de tarde ou antes de dormir, de 2 a 3 vezes por dia. A única recomendação é não exagerar na dose (literalmente!) e se atentar às quantidades dos temperos e, claro, aos ingredientes em si, no caso de alergias. A boa notícia é que existem muitas receitas de golden latte por aí. Uma delas, você encontra abaixo: 

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de leite vegetal
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • ¼ de colher de chá de gengibre
  • 1 pau de canela ou ¼ de colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de óleo de coco (opcional
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • Adoçante de escolha (opcional

Modo de preparo: 

Em uma leiteira, coloque o leite vegetal para esquentar em fogo baixo. Em seguida, acrescente os demais ingredientes aos poucos e misture levemente até começar a ferver. Desligue o fogo e sirva imediatamente. 

Continua após a publicidade

Publicidade