Os benefícios da pera

O alimento é ótimo para sua pele, saúde e prática de exercícios

Por Larissa Serpa Atualizado em 30 nov 2020, 13h55 - Publicado em 5 dez 2020, 13h39

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Pera. Por isso separamos aqui os benefícios da fruta para você saber o que ela pode fazer pela sua saúde — e pele.

O termo “bem-estar” teve um aumento de até 222% no período de março a novembro deste ano, pelo Google Trends. Outro termo bastante pesquisado foi “saudabilidade”, que se refere a mudança de hábitos alimentares, mais qualidade de vida, mais saúde e melhor funcionamento do organismo, com um crescimento de até 170%, no mesmo período.

Seguindo essa tendência de bem-estar e saudabilidade, uma fruta chamou atenção: a pera que também teve uma procura bastante expressiva no Google Trends, um aumento de até 143% no período de março a novembro de 2020.

BENEFÍCIOS DA PERA PARA PELE

Encontrada no Brasil no verão, a pera possui 85% de água em sua composição, o que ajuda a prevenir a desidratação e proporcionar saciedade. É rica em vitamina C (essencial para o crescimento celular e reparação dos tecidos) — a nossa pele ama –, potássio e fibras e é livre de gorduras e sódio.

Além disso, a fruta tem alto poder antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres e nos processos inflamatórios (cruciais para nossa pele), além de favorecer a cicatrização de cortes, feridas, contusões e cãimbras.

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BENEFÍCIOS DA PERA PARA SAÚDE

Por ter 6grs de fibras solúveis e insolúveis por unidade média (a Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão diária seja de 25grs de fibras), a pera auxilia no controle do colesterol e nos níveis de açúcares no sangue, além de ser um aliado na constipação intestinal, pois aumenta o bolo fecal.

E tem mais, a fruta promove rápida renovação de energia, possui baixo índice glicêmico (38), ajuda a equilibrar a taxa de absorção da glicose (sendo uma opção para o gerenciamento da diabetes) e tem em média apenas 100 calorias.

BENEFÍCIOS DA PERA PARA QUEM FAZ EXERCÍCIOS

Segundo a chef e nutricionista Cynthia Maggi, colaboradora da USA Pears (Associação dos produtores de peras dos estados de Washington e Oregon no Estados Unidos) no Brasil “Quem pratica atividade física tem mais pique na hora de malhar porque o açúcar fica estabilizado por mais tempo”. A variedade Anjou pode ainda reduzir os riscos de doenças cardiovasculares diminuindo a pressão arterial.

Hora de começar o lema “uma pera por dia.”

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