Qual a melhor escolha para o Natal: panetone ou chocotone? Entenda as diferenças

Será que as frutas cristalizadas fazem o panetone ser mais saudável do que o chocotone? Descubra!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 28 nov 2024, 12h48 - Publicado em 27 nov 2024, 20h00
panetone chocotone qual mais saudável
Você prefere chocotone ou panetone? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Com o Natal chegando, as prateleiras dos supermercados começam a ficar recheadas de panetones e chocotones deliciosos, sobremesas que se tornaram indispensáveis na ceia de muitas famílias por aí. E, se você está se perguntando qual das duas opções é mais saudável, saiba que a resposta pode não ser tão óbvia quanto parece. Entenda a seguir!

Qual o mais saudável: panetone ou chocotone?

Muitas pessoas podem acreditar que o panetone, por conter frutas, é uma opção mais saudável do que o chocotone. No entanto, essa ideia não é necessariamente correta.

As duas versões apresentam uma quantidade elevada de calorias, especialmente por causa do açúcar e da gordura presentes na massa e nos ingredientes adicionados.

É preciso ter em mente que as frutas cristalizadas carregam açúcares e conservantes, que também podem afetar negativamente a saúde e contribuir para o ganho de peso quando consumidos em excesso.

Continua após a publicidade

Então, o panetone, apesar de parecer uma opção mais “leve” devido às frutas, ainda é muito calórico, com alto teor de gorduras saturadas e açúcares. Já os chocotones, principalmente aqueles que contam com coberturas, podem apresentar ainda mais desses componentes.

Portanto, embora esses dois produtos sejam deliciosos e populares nas festas de fim de ano, ambos são calóricos e não oferecem vantagens à saúde. O segredo para aproveitá-los sem se prejudicar tanto é a moderação.

Além disso, vale a pena buscar por opções mais equilibradas, por exemplo, as que são feitas com chocolate amargo e farinha integral e as versões zero açúcar, sem glúten ou caseiras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.