Continua após publicidade

Pão de alho saudável: receita proteica com queijo minas

A receita original tem teor nutricional praticamente dividido entre gorduras e carboidratos. Por isso, aprenda a fazer um pão de alho saudável

Por Ana Paula Ferreira
4 jul 2023, 12h27

Item indispensável no churrasco, o pão de alho costuma ser bastante consumido junto dos outros alimentos feitos na churrasqueira, como carnes e legumes.

O problema, contudo, é que seu teor nutricional é praticamente inteiro dividido entre gorduras e carboidratos, o que faz com que ele não seja uma boa opção para quem está em processo de emagrecimento ou definição muscular.

Se você faz parte desse grupo, mas não quer deixar de consumir esse alimento, uma alternativa é apostar em uma receita mais leve, feita em casa com ingredientes saudáveis.

A seguir, você confere e sugestão de pão de alho saudável e proteico da Verde Campo, feito com queijo minas padrão – opção que traz, em média, de 6 a 8,5g de proteína a cada fatia de 30g.

Continua após a publicidade

Pão de alho saudável

Ingredientes

  • Pão baguete sem glúten e de fermentação natural (ou o de sua preferência);
  • Queijo minas padrão;
  • 2 cabeças de alho;
  • 1/2 cebola branca ou roxa pequena;
  • Azeite;
  • Sal e pimenta-do-reino.

Modo de preparo

Para começar, pré-aqueça o forno a uma temperatura média. Enquanto isso, corte uma tampa nas cabeças de alho e a cebola ao meio, regue-os generosamente com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Envolva tudo no papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido até que fiquem macios. Depois, retire do forno e deixe esfriar um pouco.

Continua após a publicidade

Tire os dentes de alho das cabeças e coloque-os em um processador de alimentos juntamente com a cebola. Adicione mais sal e pimenta-do-reino a gosto e processe até obter uma pasta homogênea.

Corte o pão baguete ao meio na horizontal. Espalhe a pasta de alho e cebola sobre as metades do pão e, depois, rale o queijo minas padrão por cima, cobrindo toda a superfície.

Leve o pão ao forno pré-aquecido novamente – ou à churrasqueira – e asse até que o queijo derreta e fique levemente dourado. Retire e sirva quente.

Continua após a publicidade
Publicidade