Sinais da falta de vitamina A que passam despercebidos

Aqueles sintomas que você geralmente associa a outras doenças podem significar uma deficiência do nutriente

Por Giovana Santos Atualizado em 2 fev 2022, 12h18 - Publicado em 2 fev 2022, 09h02

Quando falamos em vitaminas, você logo pensa nas mais famosas: C (muito associada ao reforço da imunidade e no combate a manchas de pele) ou D (aquela relacionada ao banho de sol, sabe?), por exemplo. Mas você fica atenta à possível falta de vitamina A no corpo? Se a resposta foi não, vale conhecer os principais sintomas da deficiência nutricional. Entenda melhor:

O que é a vitamina A

“É um dos micronutrientes que podemos encontrar em alimentos de origem animal (em forma de retinol) e vegetal (provitamina A)”, explica a nutricionista Caroline Ligi, de São Paulo.

Ainda de acordo com a especialista, ela é essencial para o funcionamento adequado da visão, para o crescimento e desenvolvimento das crianças, para a divisão celular, para a manutenção da integridade celular, para a função imune e para a defesa antioxidante.

“Você pode encontrar a vitamina A em frutas e legumes de cor amarela e laranja, vegetais verde-escuros, além de vísceras (fígado), gema do ovo e leite e derivados”, complementa a nutricionista Kerlin Schmitz, cofundadora da Divina Terra. Confira mais exemplos:

  • Carnes, fígado, gema de ovo, óleos de peixes, leite integral e queijos;
  • Folhas verde-escuras: brócolis, couve, agrião, espinafre;
  • Vegetais e frutas amarelos e laranjas: cenoura, abóbora, manga, goiaba, mamão e caqui;
  • Óleos vegetais e oleaginosas: pupunha e dendê.

Sinais da falta de vitamina A no organismo

  • 1 – Cegueira noturna

“A carência de vitamina A pode refletir principalmente na saúde ocular, podendo levar ao surgimento de problemas nos olhos como a xeroftalmia (ou cegueira noturna), já que ela é muito importante para a produção de certos pigmentos visuais”, diz Caroline Ligi.

Continua após a publicidade

  • 2 – Infecções frequentes

“A vitamina A participa da modulação do sistema imunológico e cria barreiras contra invasores. Infecções frequentes podem ser sinais de que o organismo está com deficiência dela”, explica Kerlin Schmitz.

  • 3 – Pele ressecada a curto prazo e rugas a longo prazo

Claro que a deficiência desse nutriente pode não ser a única causa da pele seca, mas ela desempenha um importante papel nessa questão. Afinal, o retinol, encontrado em inúmeros cremes hidratantes, é um derivado da vitamina A que pode ajudar na prevenção de rugas, na suavização da textura da cútis e muito mais.

Depois de entender a relação, faz sentido que a falta da vitamina cause ressecamento e aumente a chance de envelhecimento precoce, não é mesmo?

  • 4 – Atraso no crescimento (no caso de crianças)

O micronutriente é essencial para o desenvolvimento e o crescimento dos pequenos. Por isso, não adquiri-lo adequadamente na infância pode gerar atrasos nesses dois quesitos.

  • 5 – Infertilidade

Pesquisas em animais mostram que a deficiência de vitamina A pode estar associada à infertilidade. Isso porque é sabido que ela é importante para vários processos reprodutivos.

Continua após a publicidade

Publicidade