Continua após publicidade

Smoothie serve como uma refeição completa? Nutricionista esclarece

A bebida é feita com frutas e até mesmo legumes e vegetais em algumas receitas, e costuma ter como resultado uma textura cremosa

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 10 jul 2024, 20h05 - Publicado em 10 jul 2024, 20h00

Preparado com ingredientes naturais, o smoothie é uma ótima opção para quem adora consumir bebidas feitas com frutas, legumes ou vegetais e quer praticidade no dia a dia. O nome vem da palavra “smooth”, traduzido por “suave” ou “liso” em inglês e representa a cremosidade da bebida, que também costuma ter um resultado bem refrescante e nutritivo.

 

 

São muitas opções de receitas que viraram febre em diversos países, principalmente no universo fitness e entre as pessoas que buscam uma refeição rápida e consistente. Mas, afinal, ele pode ser considerado uma refeição completa?

Contrariando o pensamento de muitos e indo na contramão das recomendações encontradas nas redes sociais e páginas de Internet, “um smoothie não substitui as refeições principais de almoço e jantar”, afirma a coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, a especialista sugere a bebida como um bom lanche da tarde. “As possibilidades de elaboração são muitas, desde a base leite, leite de coco, iogurte etc., até as frutas, que vão de acordo com a preferência de cada um. Normalmente, o smoothie é servido bem gelado, podendo até usar os ingredientes congelados na receita”, especifica. Diante disso, ela indica duas receitas para o dia a dia!

Receitas de smoothies

Smoothie de frutas

  • 200 ml de leite de coco
  • 1 banana média cortada em rodelas
  • 8 morangos médios bem limpos
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Congele as frutas e depois bata com todos os ingredientes no liquidificador, até que fique bem homogêneo.

Smoothie de iogurte

Continua após a publicidade
  • 200 ml de iogurte natural
  • 200 g de frutas (banana e manga)
  • 2 castanhas do Pará
  • 1 folha de hortelã
  • Mel e gelo a gosto

Modo de preparo

Congele as frutas e depois bata com todos os ingredientes no liquidificador, até que fique bem homogêneo.

Para outras receitas, basta deixar a imaginação fluir! Além disso, é possível aumentar a quantidade de antioxidantes em sua bebida, incluindo folhas verdes, além de equilibrar o açúcar das frutas com folhas de espinafre ou couve, por exemplo. Além disso, contribuirá para sua ingestão diária de vegetais. Afinal, “uma alimentação saudável também pode ser prática e gostosa”, finaliza a especialista.

Publicidade