Trocas geniais para substituir os laticínios nas receitas

Preparo leva leite, requeijão ou creme de queijo? Veja como trocá-los!

Por Giovana Santos Atualizado em 11 fev 2022, 15h07 - Publicado em 11 fev 2022, 11h11

Quem não pode consumir leite e derivados geralmente sofre bastante na hora de encontrar opções sem esses ingredientes no mercado. Em restaurantes e receitas, então, a tarefa se complica ainda mais. É aí que entram estas cinco trocas geniais de ingredientes sem laticínios. Eles têm um sabor tão bom quanto os itens originais! Confira:

Por que algumas pessoas não podem consumir leite?

Geralmente, essas pessoas são acometidas por alguma das duas condições: alergia ao leite ou intolerância à lactose. De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, uma alergia não deixa de ser uma intolerância, mas, na prática e para simplificar, as enfermidades podem ser entendidas como:

Alergia ao leite: “Reação do sistema imune frente a algo que ele entende como um agente invasor deletério. No caso de leite e derivados, na maioria das vezes o corpo responde à caseína, um tipo de proteína”, diz a especialista;
Intolerância à lactose: “Comumente associada a algum desconforto digestivo que acontece de 15 a 120 minutos após a ingestão de leite e derivados. Por exemplo: diarreia, sensação de estufamento, gases intensos, náuseas e dor de cabeça”, finaliza Dayse Paravidino.

Trocas para substituir os laticínios

Tenha você alguma das condições acima, ou seja você vegano, o fato é que é preciso trocar esses ingredientes nos preparos do dia a dia. Veja como fazer isso:

No lugar do parmesão ralado, teste farinha de amêndoas + sal rosa

Quer incrementar o macarrão com molho? Experimente colocar, por cima do prato, uma pitada de farinha de amêndoas e um pouco de sal rosa do Himalaia. A gordura do primeiro item se misturará ao salgadinho do segundo, deixando o sabor muito parecido com o do queijo.

No lugar do creme de leite para engrossar a sopa, vá de purê de feijão branco

O resultado é uma textura incrivelmente rica e cremosa, com proteína e fibras adicionais.

Em vez de passar manteiga no pão, tente óleo de coco frio

Ele também vai derreter ao ser colocado no pão quentinho, trazendo um sabor ainda mais marcante — que combina com receitas doces.

Vontade de um cheesecake? Experimente fazer a base com castanha-de-caju!

Para isso, você precisará deixar as castanhas na água por aproximadamente oito horas. Depois, é só retirar um pouco do líquido e batê-las com óleo de coco, suco de limão e açúcar (ou adoçante). Seus convidados nunca irão perceber que o recheio da sobremesa não leva creme de queijo.

Quer um sorvete cremoso? Congele bananas

A fruta bem madura e congelada se transforma em um sorvete delicioso. Você pode incrementar com chocolate em pó, morangos, extrato de baunilha, pasta de amendoim… Vale usar a criatividade!

Continua após a publicidade

Publicidade