Com o preço do café nas alturas, descubra chás que são ótimas substituições
Conheça 5 chás que podem trazer mais energia e disposição para o seu dia a dia

Muitas pessoas não dispensam o café no dia dia. Mas, com o aumento dos preços do produto, a busca por alternativas mais acessíveis se tornou ainda mais comum.
E uma das melhores opções para substituir o café é o chá, afinal, algumas ervas contam com propriedades estimulantes e podem trazer aquele mesmo impulso de energia sem pesar tanto no bolso. Veja a lista:
Chás para substituir o café
1
Chá preto
Por conter cafeína em concentrações menores, o chá preto é uma boa opção para quem quer aumentar a disposição e a energia sem aquele efeito forte do café preto.
Além disso, quando consumido moderadamente, ele pode trazer outros benefícios além da ação estimulante. Rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá preto pode contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce, a redução do risco de problemas cardiovasculares e o controle da diabetes.
2
Chá mate
O chá mate também contém cafeína e, por isso, pode ser um grande aliado para potencializar os níveis de energia, combater a sensação de cansaço e aumentar o foco mental.
Suas outras vantagens incluem a proteção contra infecções, a diminuição do açúcar no sangue, a melhora do funcionamento digestivo e o controle do colesterol ruim.
3
Chá verde
Embora em menor quantidade do que o café, o chá verde possui cafeína e pode oferecer uma melhora na disposição e no desempenho físico.
A Carol Caldas, nutricionista, ainda afirma que essa bebida conta com aminoácidos como a L-teanina, que pode auxiliar no foco e na concentração e melhorar o humor.
Chá de canela
O chá de canela promove ação termogênica, que estimula o metabolismo, e pode elevar os níveis de disposição do nosso corpo, colaborando para um dia a dia mais ativo e disposto.
Nesse sentido, ele pode ser uma ótima forma de substituir o café, entregando um boost de energia de forma mais suave e natural.
Vale lembrar que a canela contém substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, responsáveis por benefícios como a melhora do coração e a promoção de um envelhecimento mais saudável.
Alguns estudos têm investigado as propriedades anticancerígenas dessa iguaria, porém ainda não há conclusões definitivas.
Chá de gengibre
Apesar de não possuir cafeína, o chá de gengibre pode ser uma excelente bebida para dar mais ânimo ao corpo. Isso porque a especiaria carrega compostos que favorecem a produção de energia e aceleram o metabolismo.
Vale lembrar
Os chás estimulantes não são indicados para todas as pessoas e é preciso manter a moderação ao consumi-los. O excesso dessas bebidas pode causar efeitos adversos, como palpitações, interações medicamentosas, distúrbios do sono, danos ao fígado, ansiedade e irritabilidade.
Algumas contraindicações dos chás estimulantes são: gestantes, pessoas que sofrem com ansiedade, gastrite e úlceras e portadores de doenças cardiovasculares. Antes de incluir algo no seu cardápio diário, o melhor a se fazer é procurar a orientação de um profissional.