Suplementos de treino também têm benefícios para quem não se exercita
Os suplementos alimentares preferidos dos atletas podem ser utilizados por pessoas com objetivos diversos, até por quem não treina. Saiba mais!
Whey protein, creatina e glutamina são três suplementos que qualquer pessoa que treina já ouviu falar. Bastante consumidos por quem deseja obter melhores resultados de desempenho, força e aumento da imunidade, eles são os mais procurados pelos praticantes de atividades físicas, mas também podem ser usados por quem não treina tão pesado e quer melhorar a saúde.
Prova disso, por exemplo, foi um artigo de revisão que mostrou que a creatina pode melhorar a força e a hipertrofia muscular até mesmo de quem não treina.
Cíntia Moser, nutricionista da Dr. Shape, especialista em Nutrição Esportiva e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, afirma que o whey protein, creatina e glutamina realmente podem oferecer benefícios também para aquelas pessoas que não treinam. Abaixo, ela esclarece a função de cada um e para quem é indicado.
Benefícios dos suplementos de treino para quem não se exercita
1Whey protein
É um composto de aminoácidos essenciais extraídos do soro do leite, fundamental para garantir um bom aporte proteico ao organismo. Estão presentes em sua composição proteínas de alto valor biológico responsáveis pela formação do corpo, mas que são obtidos somente pela alimentação: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.
Para conquistar cada um desses aminoácidos, é preciso consumir grandes quantidades de proteína animal diariamente – ou suplementar com o whey protein, que é indicado não apenas para quem pratica atividade física nas academias. “O whey protein pode ser indicado para todas as idades, da infância até a terceira idade. Ele pode ser uma boa alternativa para suplementar a nutrição de quem tem dificuldades para atingir os níveis adequados de proteína diários, por questões como ganhar peso, emagrecer, quem fez bariátrica ou está em tratamento”, diz Cíntia.
Creatina
É um suplemento alimentar formado por três aminoácidos (arginina, glicina e metionina). Apesar de ser produzida pelo organismo humano, no fígado e rins, quando suplementada, a creatina tem importante função no aumento do tônus muscular e ganho de força. Por isso, é um dos suplementos favoritos dos atletas e frequentadores de academia – mas também pode ser recomendado para idosos e pessoas convalescentes, que precisam dessa suplementação uma vez que não conseguem atingir os níveis de proteínas ideais pela alimentação normal, por questões de disfagia, mastigação, digestão e absorção.
Glutamina
É um aminoácido indicado para os praticantes de atividade física e para todos aqueles que desejam aumentar a imunidade. Ajuda a minimizar situações de estresse corporal causados por exercícios físicos intensos, cirurgias, queimaduras, traumatismos, alterações psicológicas e ansiedade.
A glutamina melhora a condição intestinal e favorece a absorção de outros nutrientes (favorecendo a imunidade), sendo também) uma excelente aliada para pacientes bariátricos. Além disso, fornece substrato energético aos músculos e ao cérebro e evita perda de massa muscular magra.