Continua após publicidade

5 maneiras simples de turbinar a drenagem

A drenagem é capaz de eliminar inconvenientes como a retenção de líquido e as toxinas. No entanto, existem alguns hábitos simples que podem turbinar os efeitos do método e, de quebra, tornar a sua vida mais saudável

Por Stephanie Celentano (colaboradora)
Atualizado em 26 abr 2024, 10h20 - Publicado em 25 jul 2014, 22h00
Mari Queiroz
Mari Queiroz (/)
Continua após publicidade
1. Mantenha a disciplina: procure não ingerir carboidratos nas 48 horas seguintes ao procedimento. “Quando você faz a drenagem, as moléculas de gordura são quebradas e o glicerol, via sistema sanguíneo, é transportado ao fígado, que ajuda a transformar isso em energia. Quando você ingere carboidrato, a armazenagem passa a ser feita em forma de gordura”, explica o fisioterapeuta Dino Aurélio Volpa, da Clínica Stesis, de São Paulo. 
 
2. Aposte em uma atividade física: segundo Thais Pepe, dermatologista de São Paulo, a atividade física propicia aumento do retorno nervoso, potencializando os efeitos da drenagem linfática. Por isso, vale a pena investir em exercícios, ainda que sejam leves, como uma caminhada de 30 minutos por dia. 
 
3. Abuse dos cosméticos: produtos que contêm cafeína, por exemplo, melhoram a circulação e, consequentemente, o aspecto da pele. “Esse efeito é bastante limitado, pois o ativo não chega na derme, ficando apenas na camada superficial da pele”, explica a dermatologista. Outro cosmético que pode contribuir com os resultados da drenagem é o gel hidratante. “O produto não aumenta os efeitos, mas melhora a textura da pele”, fala Thais. “Recomendo utilizar diariamente, mas usar um gel hidratante ou óleo durante a massagem também turbina os efeitos”, acrescenta. 
 
4. Mude pequenos hábitos alimentares: incluir alimentos coloridos, com mais fibra e menos gordura na dieta e evitar frituras já contribui para os efeitos da drenagem. “Diminuir a quantidade de sal dos pratos reduz a chance do acúmulo de líquido no compartimento extra-celular ou nas cavidades corporais”, explica Thais. 
 
5. Beba bastante água: segundo Dino, beber bastante água é fundamental especialmente para as mulheres que têm mais gordura no corpo. “A quebra de gordura gera toxinas e a água ajuda a limpar o organismo”, explica. Já Thais alerta que a água aumenta o transporte de nutrientes para as células e regula a temperatura corporal.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.