Continua após publicidade

7 hábitos que turbinam a ação dos cosméticos e melhoram a pele

Descubra como aumentar o poder de produtos de beleza para o rosto com cuidados básicos e truques sugeridos por experts

Por Manuela Biz (colaboradora)
Atualizado em 29 set 2020, 11h02 - Publicado em 2 out 2020, 08h00

Para ter um rosto lindo, não basta só investir em uma boa quantia naquele produto bacana. Seguir uma rotina de cuidados diários e lançar mão de alguns truques é muito importante para aumentar o poder de ação dos cosméticos e melhorar a saúde da pele.

Inclua as práticas a seguir na rotina e transforme sua beleza.

1. Hábitos que turbinam a ação dos cosméticos: Esfolie

Para proteger o organismo de qualquer substância, a pele conta com a camada córnea, uma estrutura externa mais rígida. “Esse conjunto de células tem um poder de renovação muito grande, mas, sem cuidados, pode se tornar espessa demais, atrapalhando a entrada dos ativos do creme”, explica Marcela Studart, dermatologista do Rio de Janeiro. Para facilitar a permeabilidade, é necessário fazer uma esfoliação, que remove as células mortas.

Érica Monteiro, dermatologista de São Paulo, explica que o processo pode ser físico (com sabonetes abrasivos à base de sementes ou microesferas de polietileno) ou químico (com ácidos, como o salicílico, o glicólico ou o láctico). “A escolha vai depender do tipo de pele. Para as oleosas e com poros obstruídos, indico o químico para lavar o rosto diariamente. Já quem tem pele sensível ou seca deve usar apenas o físico uma vez na semana”, fala.

Continua após a publicidade

2. Aposte em limpeza e tonificação

Antes de aplicar qualquer cosmético anti-idade, existem dois cuidados que não devem ser esquecidos: a limpeza e a tonificação! O primeiro serve para tirar o excesso de oleosidade que forma uma camada de gordura (e não raro de sujeira, poluição…) sobre a pele, dificultando penetração dos ativos dos cremes. Comece sempre a sua rotina de beleza retirando resíduos – se passou maquiagem, o demaquilante é mais que obrigatório. “Depois dele, o correto é usar um sabonete indicado para o seu tipo e recorrer a um tônico para regular o pH fisiológico, indicador que mantém a pele em equilíbrio e, assim, otimiza o resultado do creme”, explica Jardis Volpi, dermatologista de São Paulo.

3. Acerte a ordem do hidratante e do filtro solar

Se você ainda se confunde se o hidratante é antes ou depois do protetor, anote a sequência correta:

1. Primeiro aplique o creme para área ao redor dos olhos. Dessa forma, você protege essa região, a mais sensível do rosto, de irritações causadas por ativos sensibilizantes dos próximos produtos.

Continua após a publicidade

2. Em segundo lugar, é a vez do hidratante facial, que vai ajudar manter a umidade da pele em dia e a aumentar a permeabilidade dos ativos.

3. Agora, sim, sua pele está preparada para receber o tratamento – que pode ser creme clareador à base de hidroquinona, ácido contra as rugas ou uma substância indicada para combater a acne e a rosácea.

4. Por fim, o filtro solar. “Ele deve formar uma barreira de proteção externa. Nós não queremos que ele seja absorvido, pois funciona como escudo protetor”, explica Érica Monteiro. Só então, é hora de usar a maquiagem.

Continua após a publicidade

4. Hábitos que turbinam a ação dos cosméticos: Saiba a hora certa

Existe uma ciência, a cronobiologia, que estuda apenas a relação dos horários do dia com a produção de hormônios pelo organismo. O objetivo é determinar os melhores momentos para aplicar determinados ativos. “O processo de renovação celular, por exemplo, acontece à noite, portanto, guarde os cremes nutritivos e reparadores para o seu período de sono”, explica Jardis Volpi.

Durante o dia, quando há picos de hormônios relacionados à oleosidade, ele indica o uso de produtos mais leves, como o sérum ou gel-creme ricos em antioxidantes (vitamina C, chá-verde, ácido elágico).

5. Faça uma pequena pausa

O tempo também é um fator importante para se respeitar entre cada cosmético aplicado. “Antes, recomendava-se esperar cerca de 20 minutos entre um e outro, mas isso é irreal. Com as novas tecnologias que facilitam a absorção, um ou dois minutinhos de pausa entre cada creme é o suficiente”, fala Marcela Studart.

Continua após a publicidade

Vive com pressa? Intercale a aplicação com outra tarefa. Passou o hidratante? Pausa para escovar os dentes! Aplicou o filtro solar? Termine de se vestir antes de fazer a maquiagem.

6. Hábitos que turbinam a ação dos cosméticos: use o calor a seu favor

Um dos truques das esteticistas para abrir os poros e aumentar a penetração dos produtos é usar o calor. “Mas, cuidado: a água quente direto no rosto pode agredir a pele, causando ressecamento ou até mesmo o efeito rebote, aumentando a oleosidade”, alerta Vilma Natividade, esteticista de São Paulo. A solução, então, é apostar em água morna para lavar a pele ou aproveitar o vapor do banheiro logo após a ducha.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Continua após a publicidade

7. Realize uma massagem no rosto

Mulher com mão no rosto
(Youngoldman/Thinkstock/Getty Images)

Espalhar o creme no mesmo sentido da drenagem linfática (sim, facial!) faz toda a diferença: estimula a microcirculação, melhora a penetração dos ativos do cosmético, diminui inchaço ao redor do olhos e ajuda a dar um efeito lifting. Veja o passo a passo sugerido por Roseli Siqueira, cosmetóloga de São Paulo.

1. Comece pela área dos olhos. Aplique o creme sem fazer pressão, pois nesse local a pele é fina e delicada. Use o dedo médio e dê batidinhas do canto interno em direção ao externo.

2. Na testa, faça uma pressão com os dedos médio e indicador entre as sobrancelhas, levando o produto em direção ao topo da cabeça. Depois, desça acompanhando as têmporas e fazendo leve pressão.

3. Na face, espalhe o creme do centro para as extremidades e para cima em direção às orelhas, também fazendo com pouca pressão.

Publicidade