Continua após publicidade

Adesivo secativo para espinhas: saiba como usar e conheça 5 opções

Será que os adesivos para espinhas realmente funcionam? Tire essa e outras dúvidas!

Por Juliany Rodrigues
18 jan 2024, 13h30

Ah, as temidas espinhas, essas intrusas indesejadas sempre teimam em aparecer nos momentos mais inoportunos… Mas calma! Nas prateleiras de farmácias e perfumarias, existem vários produtinhos que podem ser grandes aliados para dar aquela acelerada no processo de cicatrização da acne, e um deles é o curativo ou adesivo secativo.

Geralmente formulado com ativos como óleo de melaleuca, ácido salicílico e hidrocoloide, ele cria um ambiente que favorece a redução da inflamação.

“Os adesivos protegem a região em que está a espinha, sua função é diminuir a umidade e contribuir para a cicatrização, além de formar uma barreira, dificultando a entrada de fungos e bactérias, que podem agravar ainda mais a lesão. Dessa forma, ajudam a secar as espinhas mais rapidamente”, explica a Dra. Ligia Novais, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

O ADESIVO É EFICAZ PARA TODOS OS GRAUS DE ACNE?

De acordo com o Dr. Lucas Miranda, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o adesivo pode não ser tão eficaz para casos de acne mais grave, com muitas lesões e cicatrizes.

“Ele pode ser útil quando surge uma ou outra espinha isoladamente, oferecendo a vantagem de ser discreto e fácil de usar, mas apenas a consulta individual com um médico pode determinar qual a melhor abordagem de tratamento para o seu caso“, afirma o especialista.

A Dra. Ligia complementa: “Para função secativa, os adesivos funcionam melhor nas acnes mais recentes que estão com pus, é nesse momento em que eles vão permitir a contenção da inflamação e proporcionar que elas desapareçam mais rápido“.

Continua após a publicidade

COMO USAR?

“Seu uso é bem simples, basta lavar o rosto com o sabonete indicado para a sua pele e colar o adesivo na região desejada. Quanto ao tempo de uso, pode variar de 12 a 24 horas, dependendo dos ativos que contém o produto. Por isso, é muito importante se atentar às orientações dadas na embalagem“, orienta Novais.

A Dra. Laís Dias, dermatologista, alerta que os adesivos não devem ser utilizados como uma “solução milagrosa” e muito menos como um tratamento. “A gente tem que entender que não adianta usar só ele, temos que ter um skincare completo e consistente e também temos que adotar hábitos saudáveis, com uma alimentação balanceada, prática de exercícios e gerenciamento do estresse, para evitar o surgimento das espinhas“, destaca.

A seguir, a Boa Forma preparou uma lista com 9 opções de adesivo secativo para espinhas. Confira!

ADESIVO SECATIVO PARA ESPINHAS

Adesivo Secativo Para Acne 20 unidades - Ricca

Adesivo Secativo Para Acne Ricca

Desenvolvido com ácido salicílico, estes adesivos melhoram o processo de cicatrização das espinhas, combatem a vermelhidão, auxiliam na desobstrução do poro e reduzem a oleosidade da pele.

Continua após a publicidade

Curativo Acne E Espinhas Advanced 24 unidades - Cremer

Curativos Absorventes Para Acne 3M Nexcare

Com exclusiva tecnologia hidrocoloide, o curativo interage com o ferimento, colaborando para a cicatrização, protegendo-o da água e de contaminações e absorvendo secreções. É fino, discreto e não atrapalha a maquiagem. Conta com 3 diferentes tamanhos de curativo.

Curativo Hidrocoloide para Acne 24 unidades - Needs

Curativo Hidrocoloide para Acne Needs

Com hidrocoloide, este curativo contribui para a cicatrização de pequenas lesões e cortes na pele, incluindo espinhas, e protege a área contra infecções. É um produto discreto, impermeável, que permite o uso de maquiagem e que não prejudica a respiração da barreira cutânea. Vem com 24 curativos em 3 tamanhos diferentes.

Curativos Absorventes Para Acne 3M 36 unidades - Nexcare

Curativos Absorventes Para Acne 3M Nexcare

Feitos com gel hidrocoloide, estes curtivos são à prova d’água, discretos e formam uma barreira protetora que, além de diminuir a exposição da acne ao meio externo e às contaminações, ainda ajudam a combater aquela vontade de espremer a espinha. São confortáveis na pele e permitem o uso de maquiagem. Diminuem a oleosidade, absorvem a secreção e reduzem a vermelhidão sem comprometer a transpiração da pele.

Adesivos Secativos Para Espinhas Acne Patches 22 unidades - Océane

Océane Adesivo para espinhas

Estes adesivos secativos são enriquecidos com hidrocoloide, um grande aliado para a cicatrização e a redução das inflamações, ácido salicílico e óleo de melaleuca, ingrediente que ajuda a secar as espinhas. Na embalagem, é possível encontrar adesivos em dois tamanhos diferentes.

Publicidade