Continua após publicidade

5 maneiras naturais de amenizar manchas vermelhas no rosto

Se você não tem condições médicas, mas vive lidando com manchas vermelhas no rosto, este texto pode ajudar.

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h45 - Publicado em 18 mar 2023, 08h00
manchas vermelhas no rosto
Desde que não sejam fruto de uma condição médica, é possível cuidar de manchas vermelhas sem sair de casa (Lifestylememory / Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

As manchas vermelhas podem aparecer no rosto por muitos motivos: após uma sessão intensa de exercícios físicos, por causa do sol, porque nos sentimos envergonhadas e até como resultado de condições de pele como a rosácea. Por mais que a avaliação de um dermatologista seja essencial para identificar as causas e os tratamentos mais adequados para alguns tipos de manchas, é possível resolver a vermelhidão do rosto com a ajuda destas dicas: 

1

Aplique uma compressa de gelo

Se as manchas vermelhas na sua pele não são resultado de uma condição médica, você pode tratá-las aplicando uma compressa fria na área afetada. Na maioria dos casos, a pele fica avermelhada por causa do alargamento dos vasos sanguíneos, o que permite um fluxo maior de sangue. É por isso que algumas pessoas experimentam vermelhidão durante o exercício, quando bebem álcool ou ficam envergonhadas.

Continua após a publicidade

Para acalmar a pele, coloque uma toalha limpa em um saco plástico cheio de cubos de gelo e deixe-o no congelador por cerca de 15 minutos. Em seguida, remova a toalha e aplique suavemente na pele por cerca de 20 minutos.

2

Use uma máscara calmante

Continua após a publicidade

Se você não precisa contrair seus vasos sanguíneos, mas procura acalmar a pele vermelha causada por ressecamento ou inflamação, as máscaras faciais naturais e as máscaras de tecido são excelentes tratamentos caseiros quando contêm os ingredientes certos. Um exemplo é a água de rosas, conhecida por reduzir a vermelhidão e acalmar a pele irritada. Além disso, é naturalmente rica em vitaminas A, C e E, que deixarão a pele com uma aparência e cheiro fantásticos em poucos minutos.

3

Hidrate regularmente

Continua após a publicidade

Hidratar a pele deve fazer parte da sua rotina de cuidados, mas se você sofre de vermelhidão crônica, pode ser hora de aumentar a frequência. Procure por ingredientes calmantes na composição, como aloe vera, água termal ou aveia. Se você ainda não consegue se livrar da secura, tente incorporar um soro de ácido hialurônico na sua rotina. 

4

Evite produtos irritantes

Continua após a publicidade

A vermelhidão pode piorar por causa de alguns ingredientes que usamos para cuidar da pele – principalmente ácidos, que são comumente usados para esfoliar e estimular a renovação celular. Evitar retinoides fortes ou o retinol, propriamente dito, pode ser interessante caso a sua pele seja sensível, já que esses produtos podem irritar ainda mais a pele – e o mesmo vale para esfoliantes físicos fortes ou abrasivos. 

Se ainda assim, você faz questão de usar produtos com ácido na sua rotina de skincare, o truque é limitar o uso para apenas algumas vezes na semana ao invés de todos os dias. Além disso, busque fórmulas com porcentagens mais baixas – isso torna esses ácidos mais suaves. 

5

Revise a sua dieta

Por fim, mas não menos importante, a vermelhidão pode, simplesmente, ser o resultado de fatores externos, como o frio, o vento ou a exposição prolongada ao sol. Não só isso, mas é possível também que a tonalidade da pele seja alterada pela sua alimentação, principalmente se você consumir alimentos inflamatórios (como o leite), com frequência. 

Para reverter esse quadro, apenas alguns ajustes podem ser o suficiente, como optar por mais vegetais e folhas verde-escuras, frutas com baixo índice glicêmico, grãos e peixes. Por outro lado, diminuir o consumo de açúcares, laticínios e alimentos processados também pode ajudar, assim como diminuir o consumo de alimentos ou temperos picantes.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.