Continua após publicidade

Chorar faz os cílios crescerem?

Uma nova tendência nas redes sociais indica que o choro pode fazer com que os cílios fiquem mais compridos e volumosos

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 23 dez 2022, 10h22 - Publicado em 23 dez 2022, 08h00

Das muitas tendências que vemos no TikTok, algumas são realmente duvidosas. A mais recente que surgiu por lá foi a dos cílios alongados por causa do choro. Sim, é isso mesmo, choro. 

Aliás, a tendência do choro é tão forte na rede social que existem até tutoriais de maquiagem para recriar o look, que, supostamente, deixam os olhos mais destacados e “bonitos”. 

Falando especificamente sobre os cílios, a questão é que, ao que tudo indica, um bom choro deixa os cílios mais longos – mas, infelizmente, isso é um mito. 

A CIÊNCIA POR TRÁS DAS LÁGRIMAS

Continua após a publicidade

De forma geral, as lágrimas são uma forma de lubrificar os olhos, mantendo o nível de umidade necessário. Cada lágrima é formada por três “camadas” de componentes: uma com muco, uma aquosa e uma oleosa. Essa composição ajuda a proteger os olhos de fatores irritativos, e o ato de chorar ajuda a limpar os olhos de partículas e poeiras. 

No entanto, o choro, em si, tem um efeito mais psicológico do que físico: chorar ajuda a aliviar o estresse, e alguns estudos indicam que essas lágrimas contêm hormônios relacionados a esse estado emocional e outras toxinas que são “liberadas” do organismo – mas ainda são necessários novos estudos para comprovação. Em termos físicos, o choro ajuda ainda a limpar fatores irritativos dos cílios e até maquiagens. 

CHORAR AUMENTA OS CÍLIOS? 

Continua após a publicidade

Infelizmente, não. Essa tendência não passa de um grande mito da maquiagem. “Não existe nenhuma evidência que o choro realmente aumente o tamanho dos cílios”, explica a dermatologista Rebecca Marcus para o site norte-americano Byrdie. “Chorar não interfere no tamanho dos fios, mas eles podem parecer mais escuros e ‘retos’ porque as lágrimas funcionam como lubrificantes”. 

Procedimentos para aumentar o tamanho dos cílios, como extensões e permanentes, têm se tornado cada vez mais populares, assim como algumas receitas caseiras – como o uso de óleo de rícino e de Bepantol. 

No entanto, é preciso muito cuidado na aplicação de qualquer produto na região, afinal, por ser muito próxima dos olhos, pode gerar irritações, alergias e complicações oftalmológicas. O ideal, portanto, é sempre consultar um dermatologista e entender quais as melhores opções para esse caso – já existem, no mercado, máscara para cílios que ajudam a alongar os fios e dar volume, por exemplo.

Publicidade