Continua após publicidade

Por que é importante hidratar os olhos?

Oftalmologista indica principais cuidados para proteger os órgãos responsáveis pela visão contra as agressões externas

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 20 out 2022, 11h44 - Publicado em 17 out 2022, 17h37

Normalmente, temos uma rotina de skincare, porém, muitas vezes, esquecemos que outras partes do nosso corpo, como os olhos, também precisam de alguns cuidados. A falta de hidratação nos olhos pode ocasionar problemas que incomodam bastante, por exemplo, coceira, ardência, sensibilidade a luz e sensação de areia.

“Todas as ações do dia a dia influenciam na hidratação dos olhos, como ler esse texto, por exemplo. E isso não acontece por causa da luz, como muitos imaginam, e sim pela evaporação das lágrimas e por deixamos de piscar a quantidade de vezes adequadas”, inicia o oftalmologista e gerente médico da União Química, Dr. Augusto Vieira.

“Mas além disso, tem a poluição, o ar condicionado, o tempo seco, o calor e outras várias situações que nos submetemos no dia a dia e que agridem os nossos olhos. Por isso, a importância da hidratação para a saúde ocular”, acrescenta. O médico esclarece que as lágrimas são fundamentais para proteger os nossos olhos dos microrganismos e sujeiras que desejam atacá-los.

Em casos de pacientes que sejam diagnosticados com doenças crônicas nos olhos (síndrome do olho seco, doença de fuchs, ceratocone, glaucoma, entre outras), a hidratação dos órgãos responsáveis pela visão precisa ser intensificada.

Para esses indivíduos, pode ser indicada a hidratação por meio de lágrimas artificiais a cada duas horas, sendo que os produtos usados não devem ter conservantes e devem prevenir a contaminação bacteriana durante o tratamento.

Continua após a publicidade

Em situações extremas, podem ser feitos procedimentos como inserir um plug no canal lacrimal ou sutural nas pálpebras dos pacientes. No caso de pacientes que não tenham enfermidades nos olhos, a hidratação por lágrimas artificiais é interessante e os produtos que se assemelham muito às lágrimas naturais são os adequados. Indivíduos que passam por procedimentos cirúrgicos de correção de grau, após um tempo, podem sentir os olhos mais secos.

Mulher pingando colírio nos olhos
(Karolina Grabowska/Pexels)

“Não existe contra indicação para o uso desse tipo de colírio, ele não causa nenhum tipo de dependência ou perde o efeito, como acontece com medicamentos para hidratação do nariz, por exemplo”, esclarece o médico.

Para evitar incômodos na região dos órgãos responsáveis pela visão, o cuidado com a hidratação deve fazer parte da rotina.

Continua após a publicidade

“Outra opção importante para os dois grupos de pacientes está na suplementação oral. Os lubrificantes atuam em duas das três camadas da lágrima, isso porque a hidratação da camada lipídica através de colírio deixa a visão turva, tornando inviável a utilização. Por isso essa reposição deve ser feita por suplementos com lipídicos nobres, como ômega 3 e vitamina D, gerando um cuidado 360º”, diz ele.

Os olhos não são menos importantes do que qualquer outra parte do corpo e também necessitam de uma atenção periódica. Além disso, para manter a saúde ocular, é fundamental manter consultas com especialistas pelo menos uma vez ao ano.

“E, nos casos de incômodos persistentes é importante procurar o médico imediatamente para averiguar e descartar qualquer problema mais sério”, conclui o Dr. Augusto.

 

Publicidade