Como cuidar das sobrancelhas: veja dicas de profissionais
Para ter sobrancelhas mais definidas e preenchidas, estes cuidados não podem ser deixados de lado. Confira!
As sobrancelhas são essenciais para o nosso visual, ajudando a destacar os olhos e a dar harmonia para o rosto. Porém, muito mais do que apenas estética, elas também servem como um escudo para proteger os olhos contra poeira, suor e outros agentes externos prejudiciais. Por isso, saber como cuidar das sobrancelhas é indispensável. Afinal, além de bonito, a gente também quer estar com a saúde ocular em ordem, né?
Para te ensinar o que fazer, conversamos com duas profissionais designers de sobrancelhas do Fil Hair & Experience que entendem muito sobre o assunto: a Juliana Marques e a Thicy Williames. Confira:
COMO CUIDAR DAS SOBRANCELHAS?
– Penteie os pelos: Thicy recomenda pentear os pelos 3 vezes ao dia, para estimular a circulação no local e aumentar a capacidade do bulbo capilar gerar novos fios.
– Higienize: A higienização diária da área das sobrancelhas é fundamental para prevenir infecções, acnes, irritações e qualquer outro problema que possa prejudicar o crescimento saudável dos fios. Você pode fazer isso com o mesmo sabonete que usa no rosto, por exemplo.
– Evite tocar a sobrancelhas ao longo do dia: As nossas mãos podem carregar germes e bactérias e, ao tocar nas sobrancelhas, há o risco de transferir essas impurezas para os folículos pilosos e pele da área, favorecendo a ocorrência de espinhas e outros problemas dermatológicos.
– Remova completamente a maquiagem antes de dormir: Quando não removidos adequadamente, os resíduos da maquiagem podem causar a obstrução dos poros, colaborando para acne, quebra dos pelos e a sensibilização da região. Lembre-se de não friccionar os fios durante o uso do demaquilante, para não fragilizá-los.
– Aposte em séruns fortalecedores: Um sérum fortalecedor específico para sobrancelhas pode ajudar a torná-las mais densas, bem definidas e saudáveis.
– Não mexa nas sobrancelhas em casa: Juliana destaca que o ideal é nunca mexer nas sobrancelhas em casa sem a ajuda de um profissional, pois pode ser fácil cometer erros. “Mas, se for o caso, tente evitar tirar muitos pelos”, alerta ela.
DE QUANTO EM QUANTO TEMPO FAZER AS SOBRANCELHAS?
As profissionais afirmam que o intervalo mais indicado para fazer a manutenção das sobrancelhas é entre 15 a 30 dias. Dessa forma, é possível prevenir a retirada de pelos desnecessários e possíveis falhas no desenho do seu design.
EM CASOS DE FALHAS, COMO CORRIGIR?
A primeira coisa a se fazer ao notar falhas na sobrancelha é ter paciência. “O processo de recuperação de uma sobrancelha não é rápido, demora de 6 meses a 1 ano. É preciso deixar crescer e estimular o crescimento dos fios”, explica Juliana Marques.
Segundo Thicy Williames, existem alguns métodos que podem auxiliar na correção ou no disfarce dessas falhas. “Tem o brow lamination, que é a técnica do momento. Ela consiste em deixar os pelos das sobrancelhas mais alinhados e volumosos. Também tem a nanopigmentação, que é uma técnica que cria fios super finos e promove um resultado muito natural, com durabilidade de 6 meses a 1 ano. E, por últimos, temos a maquiagem como aliada, usando sombras, lápis…”, sugere.
ÓLEO DE RÍCINO AJUDA A CRESCER AS SOBRANCELHAS?
De acordo com Juliana, o óleo de rícino é conhecido por sua ação hidratante e nutritiva e, por muito tempo, também foi recomendado para o uso nas sobrancelhas. Entretanto, atualmente, a melhor escolha para cuidar da saúde e a aparência dos pelos é investir em produtos específicos para essa área, pois eles são seguros e eficazes. Para complementar, Thicy ressalta que não há comprovação científica de que o óleo de rícino realmente faz os pelos crescerem.
QUAIS CUIDADOS TER COM A HENNA?
“Não são necessários muitos cuidados após a utilização na henna, ela vai saindo naturalmente conforme o passar dos dias. Mas, se a cliente tiver um histórico alérgico a cosméticos, é interessante fazer um teste antes (pelo menos 48hrs antes da utilização)”, fala Juliana. Se você apresentar reações alérgicas, consulte um médico e não faça o procedimento novamente.