Continua após publicidade

Cristal depilatório: o que é, como funciona e quais os riscos

O aparelho promete remover os pelos de forma rápida, indolor e acessível

Por Juliany Rodrigues
6 fev 2023, 13h30

Cera quente, lâmina, creme e laser são métodos de depilação que, provavelmente, você já conhece e até mesmo já testou. Agora, existe uma novidade que se tornou uma tendência nas redes sociais: o cristal depilatório. Essa nova forma de retirar os pelos virou um sucesso entre quem se interessa por assuntos relacionados à beleza, pois ela é rápida, eficaz, indolor e acessível.

Outra característica que fez com que o cristal depilatório se destacasse é que ele promete, além de depilar, deixar a pele lisinha e macia.

Sua durabilidade também é um fator que chama a atenção, uma vez que o produto pode ser utilizado por até três anos. Os fabricantes indicam que ele deve ser utilizado com a pele seca, limpa e fazendo movimentos circulares na área desejada.

O QUE É E COMO FUNCIONA?

Cristal depilatório
Cristal depilatório | (Amazon/Divulgação)

Com um suporte manual de plástico para ser manuseado, esse aparelho conta com uma parte repleta de microfragmentos de vidro que, em atrito com a pele, quebra os pelos, promovendo a remoção deles.

Continua após a publicidade

A Dra. Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que ele não tira os fios pela raiz. “Funcionaria como uma lâmina de barbear, cortando o pelo rente à pele”, diz a médica.

É SEGURO?

Segundo a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, a resposta é não. “Não podemos dizer que é seguro visto que não temos estudos científicos sobre o cristal depilatório”, alerta ela.

Esse método depende do atrito e de movimentos repetitivos para retirar os pelos e, por isso, pode trazer algumas consequências negativas para a saúde da pele, especialmente para as mais sensíveis.

“Pode ocorrer microtraumas na pele, causando vermelhidão e até pequenos cortes na pele”, conta a Dra. Cintia.

Continua após a publicidade

Além disso, a Dra. Fernanda acrescenta que o cristal depilatório pode provocar escoriações e lesões de pele, problemas que contribuem para o surgimento de infecções e cicatrizes.

QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES?

De acordo com a dermatologista, o cristal depilatório é contraindicado para todos e o ideal é utilizar outros métodos mais seguros e eficazes.

“Pessoas com pele sensível e com tendência a manchas não devem utilizar esse aparelho”, enfatiza a médica que atua exclusivamente na área estética.

Publicidade