Cuidados que garantem saúde ao cabelo durante a transição capilar

Cachos são estilosos e estão na moda, mas precisam de cuidados redobrados. Aprenda dicas valiosas para incluir no seu dia a dia

Por Camila Neves (Colaboradora) Atualizado em 17 fev 2020, 15h05 - Publicado em 26 set 2017, 17h41

A fase é de mudanças. Quem está passando ou já passou por transição capilar — processo em que o cabelo dá adeus à química até crescer totalmente e chegar à textura natural — sabe que não há simpatia que acelere o resultado. “Para deixar a raiz crescer tem que respeitar o tempo”, diz a dermatologista paulistana Adriana Leite. Ou seja: muita paciência e nada de forçar a barra!

Leia mais: Relato inspirador de fotógrafa que passou por transição capilar

As mais ansiosas e ousadas optam tranquilamente pelo big chop, o corte que tira toda química de uma vez e costuma deixar os fios curtinhos e com um volume lindo, ao estilo black power. Há também quem disfarce a raiz crespa maravilhosamente bem com tranças afro. Ou ainda fique livre da química, mas continue refém da chapinha para que a diferença de texturas não seja notada. “É um erro, já que leva à alteração da estrutura capilar, deixando o cabelo muito fragilizado e quebradiço”, alerta Adriana. Melhor optar pelo secador de cabelo, usado a pelo menos 10 centímetros dos fios para não danificá-los.

Leia mais: Blunt hair: você vai querer adotar o corte do momento

O segredo para garantir cachos saudáveis no fim do processo? Manter uma boa rotina de hidratação e nutrição. “Quanto mais crespos, mais secos são os fios. Portanto, o hábito de hidratar e nutrir, em casa ou no salão, é obrigatório”, conta a expert. E olha que não faltam produtos específicos para a transição! Segundo pesquisa conduzida por Juliana Martins, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, 25% das brasileiras com cabelo cacheado usam mais ativadores de cacho atualmente do que nos 12 meses anteriores a janeiro de 2017. Se usados com regularidade, eles podem combater pontas duplas e ressecadas, voltando o aspecto uau ao cabelo.

Investir na proteção capilar — não expor o cabelo ao sol e fugir da poluição — e diminuir a frequência de lavagem para duas vezes na semana são mais dicas de ouro para quem vai assumir a beleza única de seus fios enrolados.

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade