Desafio do skincare: 4 semanas para mudar seus hábitos

Pequenas mudanças em sua rotina deixam a pele mais saudável e bonita

Por Juliana Vaz
Atualizado em 21 out 2024, 16h38 - Publicado em 11 set 2023, 08h00
Desafio do skincare
Com que frequência você cuida da pele? (wayhomestudio/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Resista ao impulso de pesquisar no Google “melhor rotina de cuidados com a pele”: isso pode te levar para um passo a passo cheio de etapas impossíveis de seguir a longo prazo.  Como acontece com qualquer objetivo, dar pequenos passos é o melhor caminho a percorrer. Para começar pelo básico, propomos aqui um desafio do skincare de quatro semanas: são pequenas mudanças a serem implementadas aos poucos para ter uma pele mais saudável, sem complicar a rotina ou comprar todos os produtos que as influencers estão indicando.

“Os passos básicos são limpeza, hidratação e fotoproteçãoOutras etapas devem ser inseridas de acordo com a necessidade de cada um: podem ser tonificação, aplicação de cremes ou séruns com ativos específicos, até medicações típicas”, explica a dermatologista Fernanda Porphirio, de São Paulo.

Desafio do skincare

1

Primeira semana do desafio do skincare: lave o rosto todos os dias

Sim, mesmo nos dias em que você perder a hora ou que estiver tão cansada que tirar a maquiagem pode parecer uma tarefa horrível. O objetivo número um pode ser lavar o rosto à noite. Isso porque suor, maquiagem, poluentes ou o que quer que entre em contato está se acumulando no seu rosto. Use um limpador em sua rotina noturna de cuidados com o rosto, adequado ao seu tipo de pele. 

Morning Geleé, Bioré

Embalagem branca do produto com rótulo frontal

2

Segunda semana: aumente seus esforços com a proteção solar

Depois de estabelecer seu hábito de lavar o rosto, volte sua atenção para o FPS. Fernanda indica que o filtro solar deve ser aplicado diariamente pela manhã e reaplicado após três horas se você não estiver exposto constantemente ao sol. “A frequência de replicação do filtro solar vai depender do tipo de atividade realizada. Por exemplo, ao ar livre, em locais com exposição solar, como em praias e piscinas, exercícios físicos ao ar livre, atividades que envolvam suor e em regiões mais quentes e úmidas, essa aplicação deve ser feita com intervalo de tempo menor, a cada duas horas. Se as suas atividades forem realizadas em ambiente interno, com pouca exposição à luz solar, essa frequência de replicação pode ter um intervalo maior”.

Entenda por que você não deve usar protetor solar vencido
(Lookstudio/Freepik/Divulgação)
Continua após a publicidade

Independentemente do tipo de pele, a fotoproteção deve ser realizada diariamente. 

Para facilitar o trabalho, escolha fórmulas para o cuidado diário do rosto que não tenham o cheiro e a sensação do protetor solar tradicional. Para a camada inicial de produto pela manhã, use um hidratante com FPS para obter o dobro dos benefícios para a saúde da pele em apenas um produto. Para a reaplicação ao longo do dia, use solar em pó, que é fácil de aplicar sobre a maquiagem e pode absorver o excesso de oleosidade.

Continua após a publicidade
3

Terceira semana: encontre um hidratante que funcione para você

Os hidratantes são essenciais para garantir que a água das células vai permanecer nelas — e não se perder para o ambiente, especialmente em dias secos. Manter a pele hidratada não só mantém a aparência de pele mais cheia como também acelera a renovação, removendo manchas com  mais rapidez, e evita que ela envelheça precocemente. Tudo isso porque quando as células estão hidratadas, elas estão em seu pico de saúde e funcionam com mais eficiência.

Existem 3 categorias de hidratantes:

Umectantes: produtos com ativos que adicionam a água à pele, como ácido hialurônico e glicerina. 

Continua após a publicidade

Emolientes: são os com nutrientes como vitaminas e minerais (como B5 ou niacinamida). O trabalho deles é proteger a camada natural de proteção da pele, certificando que a água vai ficar alí dentro.

Oclusivos: são os que fazem uma camada física na pele, como as vaselinas. Dessa maneira, ele impede que a água da pele saia para o ambiente.

A maioria dos hidratantes já possuem ativos umectantes e emolientes juntos, o que é o ideal para sua rotina.

4

Quarta semana: use vitamina C

Agora que você conseguiu o básico, é hora de adicionar uma etapa a mais para a prevenção de rugas e manchas: a vitamina C. “Ela é um poderoso antioxidante para a pele, que ajuda a combater o envelhecimento celular”, explica Fernanda. 

Você poderia passar horas pesquisando produtos de vitamina C, mas existem algumas qualidades-chave que separam os bons dos ótimos. Procure por fórmulas com concentração de 10 a 20% de vitamina C, que são mais potentes.

Continua após a publicidade
vitamina c
(./Freepik)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.