Dossiê da água micelar

Descubra porque o produto é tão amado e como usar

Por Larissa Serpa Atualizado em 17 Maio 2021, 15h44 - Publicado em 24 Maio 2021, 09h00

É justo dizer que a água micelar revolucionou o mercado de produtos para remoção de maquiagem. Hoje, são diversas opções no mercado, que incluem ainda mais benefícios do que a que começou tudo, como remoção de maquiagem à prova d’água e até ativos para rejuvenescer a pele. Mas o que é exatamente esse produto “milagroso”? Para falar sobre o queridinho, a dermatologista Luciana Garbelini, da Souvie, respondeu algumas dúvidas para a Boa Forma:

Afinal, o que é água micelar?

“A água micelar surgiu para potencializar o efeito da água canalizada”, explica a dermatologista. “A água por si só não consegue remover todas as impurezas da pele, como óleo, sebo e sujeiras. Por isso, lavar o rosto com água normal antes de qualquer cosmético não vai limpar a pele o suficiente para absorver os agentes de produtos skincare. A água micelar veio para auxiliar nesse step, atuando como um agente de limpeza profunda da pele, eliminando suas impurezas”, revela.

Ela contém moléculas de surfactante suspensas que, por natureza, atraem a sujeira e oleosidade extra na pele

 

 

Ela contém moléculas de surfactante suspensas que, por natureza, atraem a sujeira e oleosidade extra na pele. Por isso, ao ser aplicada na pele com auxílio de um algodão, essas moléculas atraem as partículas indesejadas, as removendo.

Pode ser usada em qualquer tipo de pele?

“Sim. A água micelar não é contraindicada para nenhum tipo de pele e performa superbem em todas as idades. Por não ter agentes químicos, como conservantes ou álcool, pois o seu objetivo é purificar a pele, a água micelar raramente vai causar algum efeito alérgico, mesmo em peles sensíveis”, diz Garbelini.

Como e com qual frequência usar?

“A água micelar não é como água natural, que você despeja uma grande porção na mão para lavagem completa do rosto. Ela deve ser usada com um disco de algodão, em uma quantidade suficiente apenas para umedecer o algodão. Por ser potente, o uso pode ser feito duas vezes ao dia, de manhã e a noite, antes do ritual de cuidados tradicional”, pontua a profissional.

 

Pode ser usada como único produto de limpeza da pele?

Não. Sabonetes de limpeza contêm ingredientes que penetram mais profundamente nos poros que a água micelar, limpando os resíduos que a água não conseguiu pegar. Além disso, a água micelar pode deixar alguns resíduos soltos na superfície que devem depois ser removidos com um produto de limpeza adequado.

Então para que serve a água micelar?

“Como ela promove a saúde da pele, a presença das micelas – daí o nome micelar – tem a função de absorver as impurezas da pele sem irritações. Então, ela tem multifunções, como limpar a pele e os poros, remover a maquiagem, controlar a oleosidade excessiva da pele, suavizar e acalmar a pele”, diz Luciana. Portanto, adicionar ela como uma etapa anterior ao seu produto de limpeza habitual vai deixar o processo menos agressivo para a pele.

Além disso, os sabonetes de limpeza não têm a função de remover maquiagem — ou até mesmo protetor solar — como a água micelar.

O ideal, portanto, é sempre fazer um processo de limpeza de duas etapas: primeiro com um produto para remoção suave da maquiagem e protetor (como a água micelar) e depois com um sabonete de limpeza para remover o restante dos resíduos.

Continua após a publicidade

ONDE COMPRAR

Veja a seleção de Boa Forma das melhores águas micelares no mercado:

Água Micelar 25/45 Souvie - Orgânica Certificada

Água micelar com extrato de aloe vera, Souvie

Compre aqui.

Água Micelar Garnier Skin Tudo Em 1 400ml

Água micelar tudo em 1, Guarnier

Compre aqui.

Bioderma Sébium H2o Água Micelar Dermatológica Para Pele Oleosa 500ml - Pague Menos

Água micelar antioleosidade, Bioderma

Compre aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade