Estilo endorfina: definindo as roupas para melhorar o seu humor

Os looks coloridos e vibrantes estão ganhando força na moda, mas como forma de melhorar o humor e a sensação de bem-estar

Por Marcela De Mingo Atualizado em 9 jun 2022, 16h04 - Publicado em 19 jun 2022, 08h00

Dizem que, nos dias ruins, colocar uma roupa que você gosta pode fazer toda a diferença. E essa premissa acabou se tornando uma tendência bastante colorida: o estilo endorfina tem ganhado cada vez mais adeptas no mundo justamente porque ajuda a levantar o astral

LOOK DO DIA X HUMOR DO DIA

“Existem algumas pesquisas que comprovam que a forma como nos vestimos interfere na forma como nos sentimos”, explica Guid Meinelecki, comunicadora de moda. “Isso acontece pelo fator chamado cognição indumentária, é a influência direta da roupa sobre fatores psicológicos – as roupas afetam a forma como nos vemos, como pensamos e como nos comportamos.”

Com uma explicação como essa fica fácil entender como o famoso “look do dia” pode interferir diretamente no nosso humor. E, nisso, as cores e estampas têm um papel fundamental, já que são símbolos visuais repletos de significado. 

“Uma cor viva, alegre, automaticamente tem a possibilidade de fazer nosso humor mudar de forma positiva”, continua Guid. “Estampas com muitas cores também, isso pelo fato das cores terem essa influência gigante sobre nossos sentidos.”

Rechear o seu guarda-roupa de cores e estampas, portanto, não só melhora o humor estimulando o nosso sistema nervoso a produzir mais hormônios relacionados ao bem-estar (como endorfinas e serotoninas), como também cria possibilidades infinitas de produções estilosas. 

“Muitas vezes, a gente acha que o armário com muita cor limita, né?”, reflete. “Mas, na verdade, é o contrário. As combinações de cores são diversas demais, então um armário colorido acaba trazendo mais possibilidades do que um armário com menos cor.” 

View this post on Instagram

A post shared by Guid Meinelecki (@guid)

COMO CRIAR UM ESTILO ENDORFINA PARA CHAMAR DE SEU? 

Continua após a publicidade

Deu vontade de colocar mais cores no seu guarda-roupa? Então, anote aí: 

1

Aceite a cor como positiva

Muita gente tem medo de usar cores no guarda-roupa, porque chamam mais atenção. Mas elas são positivas! “Como a cor comunica muito (tanto para quem veste, quanto para quem vê) ela acaba assustando quem vai começar”, diz Guid. “Essa é a maior dificuldade, acreditar que você pode, sim, se sentir e estar muito maravilhosa nas cores, não há problema algum nisso.”

2

Observe as cores que você mais gosta

Se você não gosta de amarelo, porque comprar uma blusa amarelo-ovo? Não faz sentido, certo? Por isso, um dos primeiros passos é começar a perceber e se apropriar das cores que você mais gosta. “O que compramos, o que vestimos, é um fator que acompanha a nossa rotina, então, quanto mais você souber do que gosta, mais fácil fica transformar o vestir em uma coisa mais legal.”

3

Teste de novo e de novo

Não adianta usar uma roupa vermelha uma única vez. Se essa é uma cor que você gosta muito, vale a pena usá-la e repetir a dose quando for conveniente para você – só assim você vai criar confiança de explorar outras tonalidades vibrantes e se acostumar com essa nova forma de se vestir. Aqui, vale também observar como você se sente com cada look – esse vai ser outro fator muito estimulante para repetir a dose. 

Continua após a publicidade

Publicidade