Beleza

Beleza alto-astral: como se cuidar afeta seu humor

por Karina Hollo | Ilustração de Marcella Tamayo Atualizado em 2 jul 2020, 13h32 - Publicado em
2 jul 2020
07h00

Beleza e alto-astral têm uma espécie de ligação direta: uma impulsiona a outra. Nessa vertente, o autocuidado é o caminho mais rápido para o bem-estar – que deixa a sua energia lá em cima. Vem entrar nesse ciclo virtuoso

Quando a gente não está legal, não tem vontade sequer de lavar o rosto de manhã. Parece que falta pique até para o básico no quesito cuidar da aparência. Mas é só arrumar o cabelo e parece que até a postura se endireita. Não, não é mágica. Beleza, autocuidado e bem-estar estão intimamente ligados e conectados com seu íntimo e afetam completamente o estado de humor.

“Quando estamos com o astral lá em cima, automaticamente aflora uma vontade de se cuidar. Já quando estamos sem energia, muitas vezes, não queremos nem nos olhar em frente ao espelho”

Adriana Cairo, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia

É por isso que reservar um tempinho para um banho demorado (e perfumado) ou aplicar uma máscara facial depois da ducha pode fazer maravilhas pelo seu humor. Da mesma forma que passar máscara de cílios para abrir o olhar – e o coração. 

“Eu acredito que quando estamos felizes com o que vemos no espelho, quando o exterior e o interior estão em harmonia, a nossa energia também fica equilibrada”, fala a dermatologista Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro. “A mente e o corpo trabalham em conjunto para a nossa plenitude e felicidade, portanto investir no autocuidado é fundamental”, continua ela.

E isso não inclui apenas skincare, mas respeitar o seu corpo e tentar equilibrar suas emoções. Manter uma boa alimentação, e não uma dieta super-restritiva, dormir adequadamente, praticar exercícios físicos de maneira equilibrada, acalmar a mente e fazer bom uso do seu tempo, aceitar as suas próprias características físicas e conseguir enxergar-se belo mesmo que não se encaixe nos padrões de beleza impostos pela sociedade. “Amar e respeitar a si mesmo é o primeiro passo para mantermos uma boa energia”, diz Fabiana.

-
Andrea Piacquadio/Pexels

Franklin Verissimo, de Fortaleza, dermatologista pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP, vai mais longe: “A relação entre autocuidado, nossa percepção e nosso estado de humor tem sido cientificamente estudado”. Fato é que o nosso cérebro possui conexões nervosas primitivas que nos fazem, mesmo que contra a nossa vontade e de forma inconsciente, elaborar julgamentos baseados na aparência. “É comum olharmos para uma pessoa e perguntar se ela está triste ou cansada somente pela fisionomia”, fala ele. Esse tipo de linguagem não-verbal está presente na comunicação interpessoal e na forma como você se comunica consigo mesma.

“O autocuidado eleva a nossa autoestima, o nosso sentimento de amor e de valorização de nós mesmos”, diz a psicóloga e consultora olfativa Ana Volpe. “Cuidar da beleza é cuidar do psíquico e do emocional e interfere positivamente no seu empoderamento.”

Tem mais: nosso rosto expressa emoções!

“Então, quando nossa energia e nosso astral não estão legais, a feição é afetada e até o nosso brilho pessoal, aquele que vemos nos olhos”

Valeria e Gabi Squizato, terapeutas holísticas

Em outras palavras, nossa aparência também é um reflexo da nossa energia. “Os rituais de beleza podem ser um momento maravilhoso de conexão com você mesma. Reservar um tempo para cuidar de si recarrega a energia e a faz se sentir mais importante”, diz a dupla. São duas ações que se completam: por fora, ao vermos os resultados desses rituais (pele hidratada, viçosa, mais firme) nos sentimos mais confiantes e por dentro o toque dos produtos, os cheiros, massagem, também são um carinho para a alma.

“Quando a gente não se cuida, em algum lugar da nossa mente podemos nos sentir abandonadas e até mesmo ressentidas por não ter esse momento com a gente mesma, e isso pode deixar a gente mais mal humorada e ríspida”, alertam as terapeutas holísticas. Separar algumas horas do fim de semana para fazer um “momento spa”, com cuidados como aplicar máscaras capilares, esfoliar o corpo e o rosto, aplicar uma máscara facial enquanto hidrata o corpo pode ser uma boa para renovar as energias e começar bem a semana. Confira mais dicas dos experts. 

Continua após a publicidade

Dá um cheiro

A aromaterapia comprovadamente tem uma função importante no nosso estado de espírito. “Gosto muito da lavanda, do alecrim e do anis para esta finalidade. São energizantes e revigorantes. A ciência também tem estudado recentemente o óleo canabinóide: as pesquisas têm demonstrado um importante componente anti-inflamatório e antiestresse. Esse ativo é muito promissor, pois na versão tópica, não causa nenhum tipo de vício”, conta Adriana.

Os aromas cítricos, como limão, laranja, tangerina, são os mais energizantes. E existem ainda diversos óleos essenciais que são com a mesma ação, como alecrim, hortelã pimenta, bergamota e eucalipto – e eles estão presentes em shampoos, condicionadores, sabonetes, máscaras faciais e até hidratantes. Vale incluir no seu dia a dia!

“Temos um sistema na nossa mente, que alguns chamam de ‘coração da alma’ – que é nosso sistema límbico. O olfato é o único sentido humano que tem contato direto com esse sistema, responsável por funções como regular os sentimentos, as emoções, as memórias, o aprendizado e a energia física (entre outras). É por meio desse sistema que, ao absorver aromas, são disparados neuroquímicos com diversas ações – sedativa, relaxante, estimulante, de euforia…”, explica Gabi.

Quebre a rotina

Pode parecer estranho, mas trazer pequenas novas atitudes de skincare para a sua rotina é o segredo para elevar sua autoestima. “Vale uma máscara de frutas como a de mamão ou abacate, ou uma esfoliação profunda com algum massageador, do tipo escovinha”, sugere Adriana.

Mas sem se esquecer do básico, combinado? “Lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia com sabonete ou gel de limpeza apropriado pro seu tipo de pele. O ideal é complementar essa etapa com a aplicação de tônico ou água micelar – eles ajudam a retirar a sujeira residual, além de equilibrar o pH da pele, preparando-a para receber os ativos hidratantes e de tratamento. Depois, o ideal é aplicar algum hidratante e, posteriormente, um sérum ou creme de tratamento. E depois, não esquecer de aplicar o protetor solar”, fala Franklin.

Peça ajuda às cores

Empoderamento e confiança: é isso que a maquiagem traz para a make up artist Brigitte Calegari, de São Paulo. “Logo de manhã, quando me arrumo e me maquio, me sinto bem, tenho a sensação de que vesti um escudo e estou pronta pro dia, pros desafios todos.” E mesmo sem sair de casa!

Bri ama o efeito que as cores vibrantes trazem para o look. “Pode ser um toque às vezes pequeno, um delineado, uma boca colorida que muda todo o ar do rosto”, diz ela, que indica cores quentes para os lábios, como vermelho com fundo alaranjado e pink. “Para os olhos, cores frias (verde ou azul) são mais certeiras. Pode ser na máscara de cílios, no lápis na linha d’água… Mas também gosto bastante do delineado amarelo, principalmente para pele bronzeada ou morena.”

A mesma lógica pode ser aplicada na escolha de roupas!

Faça do cuidado um evento

Faça seu pequeno dia de spa em casa para elevar sua energia. “Esfoliar a pele e o corpo uma vez por semana durante o banho com produtos apropriados sempre gera uma sensação única”, sugere Franklin. Além disso, também aposte no ritual escalda-pés que, além de promover relaxamento, cuida de uma parte do nosso corpo que sofre muito com o atrito no dia a dia.

Mas não deixe para o momento de se arrumar ser gostoso somente nesse dia. Todo dia, enquanto se arruma, coloque uma música que você gosta e sinta-se num camarim de desfile, aconselha Gabi. “Também acenda uma vela perfumada para essa rotina trazer sensação de autoacolhimento, amor próprio”, adiciona Ana Volpe.

A ideia é separar alguns minutos especialmente para esse momento, não que ele seja só uma passagem entre um afazer e outro.

Exercícios para turbinar a auto-estima

Alguns rituais durante o processo vão te ajudar a deixar sua energia lá em cima. “O objetivo aqui é se cuidar por dentro e por fora na hora do seu ritual de skincare”, fala Valeria. 

Exercício do espelho Louise Hay

Uma vez por dia (de preferência no momento do skincare, aproveitando a conexão que o toque proporciona), com intenção, olhe no espelho no fundo dos seus olhos, diga “Eu te amo”, e depois sorria. Durante o dia, toda vez que cruzar um espelho que você cruzar, repeta mentalmente “Eu te amo” + algum elogio. “Faça todos os dias, de preferência por pelo menos 21 dias – a diferença será nítida!”, garante Valeria. 

Afirmações poderosas

Pela manhã, enquanto se arruma, faça algumas afirmações para o dia que está começando: “É um lindo dia pra se ter um dia lindo!”, “Todos os dias, de todas as maneiras, eu vou cada vez melhor”, “Meu corpo está cheio de energia e força”, “Eu aprecio a minha beleza”, “Eu sou gentil comigo mesmo”, “Eu amo cada célula do meu corpo”. “Você também pode aproveitar seu momento de skincare noturno para agradecer três coisas que aconteceram no seu dia, ou citar uma conquista daquele dia ou ainda fazer três elogios a você”, ensina a terapeuta. 

Continua após a publicidade
-
Marcella Tamayo/BOA FORMA

Essa matéria faz parte da edição de julho de BOA FORMA, que tem como tema Aumente sua Energia e conta com uma série de matérias sobre como melhorar sua disposição em todos os sentidos.

Para conferir outros especiais dessa edição, acesse:

10 alimentos que dão energia — e 14 receitas com eles

 

Continua após a publicidade

3 treinos (em casa) para melhorar sua energia

 

Continua após a publicidade

Energia pessoal X tecnológica e nossa relação com aparelhos

Continua após a publicidade