Continua após publicidade

Você deveria hidratar as unhas com mais frequência

Cuidar da hidratação das unhas garante que elas cresçam saudáveis e fortes

Por Marcela De Mingo
23 dez 2022, 08h00

O rosto precisa de hidratação, a pele do corpo também… mas e as suas unhas? Você já parou para pensar que elas também precisam ser hidratadas de tempos em tempos? 

A unha é formada, essencialmente, por camadas de queratina que formam uma lâmina que protege essa região dos dedos de eventuais traumas. 

E, segundo a Dra. Karine Okamoto, dermatologista da Clínica Vanité, para que as unhas sejam saudáveis é fundamental que haja uma boa hidratação – isso vale tanto para a ingestão de água em quantidades adequadas para o seu peso e altura, quanto na aplicação de produtos específicos. 

COMO HIDRATAR AS UNHAS CORRETAMENTE? 

Continua após a publicidade

“A hidratação das unhas pode ser feita com hidratantes para as mãos, mas também  com hidratantes específicos para unhas e cutículas”, explica. “Recomenda-se massagear bem esses ativos nas unhas, de uma a duas vezes por dia. Porém, se houver necessidade, não tem problema repetir mais vezes.”

Além disso, algumas ideias que valem a pena implementar são: 

  • Use luvas sempre que lavar a louça ou limpar a casa e passe um hidratante nas mãos assim que terminar essas tarefas ou logo após colocar as mãos em contato com a água. 
  • Tente o nail slugging: se hidratar as mãos várias vezes ao dia parece difícil, usar produtos específicos, como a vaselina, pode ser interessante. O truque é aplicá-lo nas unhas antes de dormir. 

“A hidratação não somente das unhas mas também das cutículas mantém o crescimento saudável da unha, impedindo a entrada de micro-organismos, como fungos e bactérias que possam causar doenças”, diz a Dra. Karine.

Continua após a publicidade

O QUE DEIXA AS UNHAS FRACAS E DESIDRATADAS?  

Aliás, a hidratação é mais importante do que pensar em, por exemplo, “endurecer” unhas que estão fragilizadas. Segundo a médica, esses cosméticos devem ser evitados, já que podem fragilizar a lâmina ungueal, uma vez que têm formol na composição. 

“Além disso, a cutícula tem a função de proteger contra a entrada de bactérias e fungos e caso haja manipulação excessiva das cutículas, e a consequente entrada desses micro-organismos nessa área, isso pode provocar inflamação e prejuízo no crescimento das unhas”, continua a médica. 

Continua após a publicidade

Álcool, produtos de limpeza e esmaltes são outros fatores que enfraquecem bastante as unhas – o que resulta em unhas quebradiças, com estrias, crescimento lento e de textura irregular. 

Publicidade