Campeões da hidratação: 5 estratégias para devolver o viço da pele

A hidratação pode ser dinâmica e envolver produtos cosméticos, suplementos e técnicas em consultório. Saiba o que é realmente bom para revitalizar a pele

Por Maria Claudia Amoroso e Larissa Serpa Atualizado em 4 fev 2022, 15h30 - Publicado em 12 mar 2022, 12h02

Se tem uma coisa que a nova geração do TikTok sabe e não abre mão é da hidratação da pele. Com tanto conteúdo disponível na internet, os jovens já entendem que não é necessário chegar em uma certa idade para começar a ter uma rotina skincare.

hidratação da pele é uma das etapas fundamentais na rotina de cuidados com a pele, independente do sexo, idade ou tipo de peleO que vai diferenciar será a forma com essa hidratação deve ser feita. A pele mais jovem, por exemplo, tem uma capacidade maior de se manter hidratada. Mas essa hidratação pode ficar prejudicada devido aos banhos demorados, uso de sabões e buchas e até mesmo de acordo com o clima. E também precisamos avaliar o tipo de pele. Existem pessoas que têm uma tendência a ter a pele mais seca, como por exemplo os portadores de dermatite atópica. Nesse caso o uso do hidratante já deve ser estimulado na infância”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No geral, hidratação é algo que pode ser feito em casa mas também nos consultórios, por meio de técnicas modernas. Confira 5 abordagens no quesito hidratação para devolver o viço da sua pele:

Continua após a publicidade

HIDRATAÇÃO DE DENTRO PARA FORA

Yulia Reznikov
Yulia Reznikov/Getty Images

Para a hidratação da pele, devemos priorizar a ingestão adequada de água, mas também podemos ingerir nutracêuticos para uma hidratação dinâmica (de dentro para fora).

Uma indicação é o FC Oral, ou as chamadas cápsulas de caviar, que contêm um componente importante, o ômega 3 vetorizado pelo fosfolipídeo, que possui identidade com a membrana celular.

“Dessa forma, o ativo promove uma hidratação de dentro para fora, restaurando os danos dessa membrana, e melhora a fluidez, isto é, permite que os nutrientes sejam absorvidos de uma forma mais plena, o que também traz resultados para a hidratação. Por conter em sua composição um carotenoide, astaxantina e vitamina E, também trará benefícios no aumento do status antioxidante da pele, reduzindo a inflamação e auxiliando na hidratação por inibir a perda de água transepidérmica, deixando a superfície da pele protegida (barreira cutânea) e hidratada. Como também reduz os radicais livres na célula, deixa a superfície da pele mais jovem”, afirma a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

CREMES OCLUSIVOS

Età Cosmetics - Gel Complex Antioleosidade - Età Cosmetics

Os cremes hidratantes já são uma tática conhecida, claro. A ideia por trás deles é a de fazer uma oclusão da pele, mantendo a hidratação natural das células dentro delas, e impedindo que ela escape para o ambiente — processo que acontece principalmente nos dias mais secos.

De acordo com o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, é importante que essa etapa da rotina skincare seja realizada com produtos especificamente formulados para o seu tipo de pele.

Procure por produtos Pantenol, escaleno, derivados de silicone e óleos vegetais.

O profissional indica o Complex Antioleosidade, da Età Cosmetics, que ainda traz a Eau de Noirmoutier, o Anti-Oil Complex e um complexo das Vitaminas A, C e E nanoencapsuladas, que são liberadas na pele de maneira mais potente para conferir efeito antienvelhecimento, antioxidante, clareador, protetor e regenerador.

Continua após a publicidade

ÁCIDO HIALURÔNICO

Anna Efetova
Anna Efetova/Getty Images

Queridinho na hora do skincare, o Ácido Hialurônico é, na verdade, uma substância produzida naturalmente pelo organismo que tem como função preencher, hidratar e conferir firmeza à peleO problema é que a produção dessa substância tende a diminuir com o envelhecimento, favorecendo assim o ressecamento e o surgimento de sinais da idade, como rugas e flacidez.

Por isso, é importante investir em cosméticos capazes de repor o Ácido Hialurônico perdido.

É importante procurar por Ácido Hialurônico de baixo peso molecular. Dessa forma, as moléculas do ativo são capazes de atravessar a pele até a derme, onde a substância é liberada de forma lenta para conferir poderosa ação rejuvenescedora, intensificando a renovação dérmica com efeito retinoic-like, aumentando os sistemas de defesa do tecido cutâneo, combatendo reações inflamatórias, promovendo hidratação poderosa e preenchendo rugas e linhas finas.

Uma indicação é o Be Hialuronic, desenvolvido pela Be Belle. “O Be Hialuronic é um poderoso sérum hidratante de efeito imediato que conta com altíssima concentração de Ácido hialurônico para contribuir com a saúde, jovialidade e beleza da pele, já que é capaz de manter altos níveis de água na derme, fortalecer a barreira cutânea, suavizar as linhas finas provocadas pela desidratação, proteger as fibras de colágeno responsáveis pela sustentação da pele e estimular a síntese de ácido hialurônico, conferindo assim efeito de preenchimento duradouro”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. 

TRATAMENTOS EM CONSULTÓRIO

hydrafacial
Ada Summer/Getty Images

O que há de mais novo e menos invasivo (e dolorido) para melhorar a saúde e o viço da pele nos consultórios é HydraFacial (que nossa editora testou e contou aqui), uma experiência única e completamente personalizável de hidrodermoabrasão – isso mesmo, ‘hidro’ é para confirmar o mecanismo completamente hidratante – capaz de conferir a melhor pele da sua vida.

O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

“Rápida, completamente indolor, não invasiva e sem downtime, assim não atrapalhando a rotina, a experiência HydraFacial pode ser vivenciada por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que possuem pele seca ou sensível. Isso porque os protocolos do HydraFacial podem ser completamente personalizados para atender as características e necessidades específicas de cada tipo de pele, com boosters, peels, LED’s, perks e terapia linfática”, destaca a médica.

Continua após a publicidade

PREENCHIMENTO FACIAL

Harmonização facial
Vincent Bernaud/Getty Images

Em sua forma injetável, o ácido hialurônico é ideal para melhorar a qualidade da pele e linhas finas com o skinbooster: ele é um ‘hidratante injetável’ que estimula o colágeno e melhora as linhas sem paralisar a musculatura (diferente da toxina botulínica).

O skinbooster é um procedimento que se faz para aumentar a hidratação da pele. Ele se faz com ácido hialurônico bem fino, em uma densidade bem pequena. E a aplicação é feita com uma agulha em vários pontos distribuídos na pele, com uma distância pequena (mais ou menos 0,5cm). Depositamos o ácido hialurônico logo abaixo da peleE esse depósito de ácido hialurônico nesses locais vai favorecer a reestruturação da derme, então a pele vai ficar um pouco mais firme, mas o principal efeito que temos com esse procedimento é a hidratação daquela região”, destaca o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

“Geralmente, como é um ácido hialurônico menos denso, mais fino, ele dura em torno de seis a oito meses, momento em que o tratamento pode ser ‘renovado’”, finaliza o médico.

Continua após a publicidade

Publicidade