Você já lavou os seus pinceis de maquiagem essa semana?

É isso mesmo: por serem ferramentas de uso contínuo, lavar os pincéis de maquiagem é essencial para evitar problemas de pele

Por Marcela De Mingo Atualizado em 16 jul 2022, 17h05 - Publicado em 16 jul 2022, 08h00

Pare para pensar: quando foi a última vez que você lavou os seus pincéis de maquiagem? Se você não consegue lembrar… É hora de lavá-los de novo! Um hábito tão importante para quem ama uma bela make, fazer a higienização correta dos pincéis evita problemas de pele e garante um visual sempre bonito. 

“O maior erro que as pessoas cometem é usar pincéis sujos e não adequados para técnica correta”, explica a maquiadora e modelo Raíza Bernardo. “Dessa forma, os pincéis acabam durando menos e atrapalham o resultado esperado.”

De acordo com a profissional, os pincéis são ferramentas importantes para a maquiagem, por isso, quem se maquia diariamente precisa lavá-los todas as semanas. 

COMO LAVAR OS PINCÉIS DE MAQUIAGEM? 

“O segredo está no passo antes da higienização: deixar os pincéis de molho pelo menos um dia antes ajuda a remover todo o resíduo de maquiagem”, explica Raíza. “Assim, durante a lavagem efetiva, os pincéis estão mais fáceis de levar.”

Feito isso, hora do passo a passo para lavar os pincéis corretamente, de acordo com a maquiadora. 

1º Passo: 

Molhe todos os pincéis com água fria depositando shampoo ou detergente neutro nos pincéis. 

2º Passo:

Com os pincéis molhados, faça movimentos circulares para remoção de toda maquiagem – com muito cuidado para não danificar os pincéis. 

Continua após a publicidade

3º Passo: 

Depois de limpos, enxágue com bastante água, fazendo movimentos circulares. 

4º Passo: 

Estenda uma toalha seca e deite os pincéis para que sequem naturalmente, de um dia para o outro. Pronto! Pincéis limpos. 

O BENEFÍCIO DE HIGIENIZAR OS PINCÉIS

Higienizar os pincéis de maquiagem tem muitas vantagens, mas a principal delas é em relação à saúde: quando sujos por muito tempo, os pincéis acumulam produtos e poeira, o que pode estimular o desenvolvimento de fungos e bactérias. Como resultado, isso pode gerar alergias e irritações na pele, além de inflamações, e piorar a condição de peles com tendência à acne. 

Ou seja, lavar os pincéis com frequência colabora para uma pele saudável e bem cuidada, sem propensão a oleosidade excessiva ou outras condições que possam ser desencadeadas pelo uso contínuo de pincéis sujos. 

Ah, e um detalhe: quem quer realmente arrasar no make sem problemas, pode ainda seguir mais uma dica da maquiadora: “Um dos maiores cuidados que precisamos ter com os pincéis é evitar compartilhá-los com outras pessoas”, diz. “Todo cuidado é pouco. Evite emprestá-los, já que são de uso pessoal.”

Continua após a publicidade

Publicidade