Linhas de marionete: o que são e como prevenir o seu aparecimento

O nome diz tudo: as rugas de marionete marcam as laterais da boca e definem o processo de perda de marcação do rosto.

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 15 set 2021, 08h00
linhas de marionete
As "linhas de marionete" aparecem na lateral da boca e podem ser prevenidas. (Dimitri Otis/Getty Images)
Continua após publicidade

Depois de falarmos das rugas wi-fi, chegou a hora de entendermos melhor sobre as linhas de marionete! Sim, é isso mesmo! Mas vamos com calma, que você vai entender do que estamos falando. 

O que são linhas de marionete? 

Segundo a dermatologista Dra. Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité, essas linhas (ou rugas) de marionete são formadas pelo processo de envelhecimento cutâneo, pelo deslizamento dos coxins de gordura da pele e flacidez cutânea, que começa a acontecer a partir dos 20 ou 25 anos. “A partir dos 30, 35 anos, a gente já vê esse sulco começando a se formar”, explica. 

O nome faz alusão aos bonecos marionete que têm duas linhas marcadas saindo dos cantos da boca até o queixo – uma forma de, quando em movimento, indicarem que o boneco está “falando”. Também chamado de labiomentoniano, essas marcas, por serem causadas pelo envelhecimento da derme, geram uma perda da marcação do rosto, feita pela sustentação dos ossos da face. 

Como prevenir o surgimento dessas rugas? 

Não há um tratamento definitivo para “desaparecer” com as rugas. Nesse caso, o foco principal deve ser na prevenção ou em retardar o seu aparecimento precoce. Vamos começar por aí: de acordo com a médica, a prevenção dessas marcas pode ser feita com processos que utilizam o colágeno, aquela substância conhecida por manter a estrutura dos tecidos. “Seria indicado a utilização de bio estimuladores de colágeno, que podem ser injetáveis, como Sculptra e Radiesse. Ou também o ultrassom microfocado, que vai estimular o colágeno e fazer uma contração da pele, fazendo com que essas estruturas sejam reposicionadas”, diz a médica.

Aqui, os bons hábitos de saúde e estilo de vida também entram em cena. Fugir do sol em excesso, para evitar maiores danos à pele, manter uma alimentação equilibrada e a hidratação em dia, além de uma rotina de exercícios físicos, ajuda a retardar o processo de envelhecimento do corpo e, por consequência, o aparecimento das linhas de marionete no rosto. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.