Devo usar um massageador no couro cabeludo?

Fazer massagens na região estimula a circulação local e deixa os fios mais bonitos e saudáveis

Por Marcela De Mingo Atualizado em 26 jul 2022, 19h12 - Publicado em 4 ago 2022, 08h00

Negar uma boa massagem é praticamente impossível – se for na cabeça, então, nem se fala! No entanto, para além dos momentos de relaxamento, massagear o couro cabeludo tem suas vantagens, e vale até pensar em investir em um massageador específico para a região! 

TUDO COMEÇA NA SAÚDE DO COURO CABELUDO

“A saúde do couro cabeludo está intimamente ligada à saúde dos fios”, explica a dermatologista Dra. Mariana Rita Fernandes. “Quando temos um couro cabeludo inflamado ou com alguma doença, a chance de haver uma queda dos fios é maior.”

Algumas das questões mais comuns que acometem o couro cabeludo vão da psoríase – uma doença crônica que também acomete outras partes do corpo -, à foliculite, à dermatite seborreica e à famosa alopecia

Ou seja, cuidar da saúde do couro capilar é tão essencial quanto cuidar do restante do corpo. Para isso, é possível consultar um dermatologista para saber as melhores práticas, mas investir em bons shampoos para a limpeza da área, assim como em uma rotina de esfoliações de acordo com o seu tipo de pele também é válido. 

massageador capilar
Amazon/Divulgação

Massageador de shampoo, R$ 45

Compre aqui

MASSAGEM NO COURO CABELUDO: VALE A PENA? 

Continua após a publicidade

Acredite se quiser, dentro dessa rotina de cuidados a massagem é um passo importante. Na verdade, pense na massagem como um estímulo à região, o que a médica considera essencial para a saúde dos cabelos. 

“Dessa forma, nós ativamos a circulação local, e isso leva mais oxigênio e nutrientes para o folículo piloso”, explica. “A principal vantagem de manter uma rotina de massagem do couro cabeludo é, exatamente, esse maior aporte de nutrientes e de oxigênio para o folículo, tornando o fio mais saudável e bonito.” 

Essas massagens podem acontecer em um esquema de estímulo com led, por exemplo – já existem no mercado uma série de escovas com cerdas específicas e luzes de led que estimulam o metabolismo do couro cabeludo. 

Outros massageadores mecânicos também podem ser encontrados por aí, no entanto, eles não necessariamente cumprem a mesma função de estímulo como os citados no parágrafo anterior – muitas vezes, funcionam mais como uma forma de relaxar, aliviar a tensão e estimular a circulação do que como um estímulo metabólico completo do couro cabeludo. 

“A massagem também pode ser feita durante o banho com o uso do shampoo”, continua. “Como o condicionador não deve ser usado no couro cabeludo, a massagem deve ser feita no momento de aplicação do shampoo.”

massageador capilar led
Amazon/Divulgação

Escova massageadora com laser, R$ 512,90

Compre aqui

Continua após a publicidade

Publicidade