Massagem abdominal ajuda na constipação?

Viralizada no tiktok, a técnica pode contribuir, desde que feita da maneira correta

Por Amanda Ventorin e Larissa Serpa Atualizado em 20 jun 2022, 15h51 - Publicado em 23 jun 2022, 10h00

Recentemente, o tiktok parece ter encontrado a solução para o problema da constipação: o #GutTok, massagem abdominais que ajudam a reduzir o inchaço e constipação. Mas as massagens abdominais realmente têm esse efeito?

A boa notícia é que a tendência viral oferece algum alívio dos sintomas de inchaço e desconforto, mas apenas quando é feito corretamente.

O QUE SÃO MASSAGENS ABDOMINAIS?

A teoria é que as massagens abdominais ajudam a reduzir os sintomas (como constipação e inchaço) movendo manualmente as fezes para a frente.  Em muitos vídeos no TikTok, os usuários se mostram pressionando as mãos ao longo do estômago em um movimento circular para massagear a área na esperança de fazer as coisas se moverem no trato digestivo. Para colher os benefícios de uma massagem abdominal, porém, a direção em que você move as mãos ao fazer a massagem e a pressão usada são fundamentais.

MAS ELAS FUNCIONAM?

A verdade é que poucos estudos fornecem evidências concretas sobre os benefícios das massagens para a saúde digestiva. Porém, quando combinadas com uma boa ingestão de fibras e água potável, não pode fazer mal.

Segundo o fisioterapeuta Cadu Ramos, a massagem abdominal pode ajudar na digestão, estimulando o peristaltismo ou as contrações musculares naturais dos intestinos grosso e delgado que movem o conteúdo pela área. Dessa forma, ela ajuda a reduzir a constipação, inchaço e aumentar a frequência dos movimentos intestinais.

Continua após a publicidade

SÃO SEGURAS?

As massagens não oferecem grandes riscos, mas é importante filtrar o que se aprende na internet. Alguns  vídeos de TikTokers usando uma bola de tênis em vez de suas mãos para realizar uma massagem abdominal espalharam na internet, mas segundo Lisa Ganjhu, professora em gastroenterologia e hepatologia, a bola de tênis oferece muita pressão, possivelmente tornando a massagem perigosa.

COMO FAZER?

O método mais comum mencionado no TikTok que também é recomendado pelos médicos é a técnica “ILU”. É um guia de como fazer os movimentos de massagem abdominal que se refere à aparência do movimento das mãos no estômago. A técnica “ILU” também pode se assemelhar a uma forma gigante de “U” se você estiver olhando para seus abdominais enquanto faz a massagem.

Comece no lado inferior direito, acima do osso do quadril, e depois suba até abaixo das costelas, pela parte superior da barriga à esquerda das costelas e depois desça até o osso inferior esquerdo do quadril.

PARA POTENCIALIZAR O EFEITO

Cadu indica começar com uma caminhada e depois fazer a massagem abdominal, assim o intestino começa a funcionar poucos minutos depois.

“É fácil, simples e pode salvar muita gente da necessidade de ingerir medicações que podem ser até perigosas para o aparelho intestinal. É uma medida segura, sem contra indicação, que usa apenas da fisioterapia dinâmica para liberação do trato intestinal”, finaliza Cadu Ramos.

Continua após a publicidade

Publicidade