Continua após publicidade

Face taping: mitos e verdades sobre a nova técnica queridinha do TikTok

Spoiler: usar uma fita adesiva no rosto não evita ou elimina rugas e linhas de expressão

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 16 ago 2022, 08h00
face taping
 (Galina Zhigalova / EyeEm/Getty Images)
Continua após publicidade

O TikTok é uma rede social rápida, dinâmica e que ama novas tendências. Uma delas é o face taping, que parece ter dominado a timeline de vídeos rápidos prometendo amenizar rugas e linhas finas. Já explicamos um pouco sobre essa trend por aqui, mas, hoje, vamos entender mais sobre as suas funções e o porquê dela ter se tornado tão popular. 

O QUE É O FACE TAPING?

Começando por uma revisão rápida, o face taping, apesar de ter se tornado bastante popular nas redes sociais, é uma técnica conhecida e usada há bastante tempo pelos maquiadores. 

“O face taping consiste no uso de fitas adesivas no rosto com o objetivo de causar um efeito de tração e um lifting momentâneo, suavizando rugas e provocando elevação na sobrancelha e no rosto como um todo”, explica a médica dermatologista e tricologista Dra. Renata Vasconcellos

Na maquiagem, essa técnica é usada para “levantar”, momentaneamente, as regiões da têmpora, supercílios e pescoço. As fitas normalmente ficam escondidas em fotos e vídeos e, dessa forma, não é possível perceber o truque. Aliás, o face taping é tão anterior às redes sociais que é utilizado há décadas também pela comunidade drag queen para as suas montagens e makes de palco. 

MITOS E VERDADES SOBRE O FACE TAPING

Com tudo isso em mente hora de entender a real função do face taping e se, de fato, a técnica faz o que promete: amenizar e até eliminar rugas e linhas finas. Para isso, vamos nos utilizar do famoso “mitos e verdades”. 

MITO: O face taping minimiza rugas

“Essa promessa não é real”, diz a médica. “Na verdade, esse efeito é totalmente momentâneo, já que o rosto volta à posição inicial ao retirar as fitas.”

Continua após a publicidade

VERDADE: O efeito do face taping é instantâneo

De fato, ao serem colocadas as fitas, o efeito da técnica é instantâneo – e elas são posicionadas de uma forma que não são aparentes, ou seja, parece que o seu rosto é, de fato, daquele jeito. No entanto, vale o reforço: esse efeito é temporário e desaparece no minuto em que as fitas são retiradas do rosto.  

MITO: O face taping tem vários benefícios para a pele

Infelizmente, não é bem assim. “Não existe nenhuma comprovação científica e/ou estudos a longo prazo que mostrem os benefícios da técnica para a pele”, diz a Dra. Renata. “Todas as técnicas usadas na pele ou musculatura precisam de estudos observacionais e controlados para comprová-las, o que não existe para o face  taping.”

VERDADE: O face taping pode causar alergias

“É preciso alertar que a cola da fita pode causar dermatite de contato, então, recomenda-se fazer um teste cutâneo antes da aplicação para avaliar se a pessoa tem sensibilidade ao material”, continua a profissional.  

MITO: Dormir com as fitas no rosto elimina rugas e linhas finas

Pelo contrário: de acordo com a especialista, dormir com as fitas no rosto, a longo prazo, não causa efeitos positivos, afinal, a pele volta para a posição inicial quando ela é retirada – o que pode causar danos.

Continua após a publicidade

“Esse tipo de uso não é seguro porque pode gerar alergia ao mecanismo colante e atrapalhar a aplicação da rotina noturna de skincare, pois não é possível passar loção no local em que está a fita”, diz. 

VERDADE: Existem técnicas que podem amenizar rugas e linhas de expressão

Mas isso você, talvez, já saiba. Para amenizar rugas e linhas de expressão vale a pena investir em técnicas comprovadas, como o uso da toxina botulínica (o famoso “Botox”), que tem o poder de paralisar a musculatura, desligando as musculaturas depressoras e ligando as musculaturas elevadoras da face. 

MITO: Puxar a pele retarda o envelhecimento

Pelo contrário! De acordo com a médica, é preciso tratar o envelhecimento da pele de forma global, porque, nesse processo, há perda de colágeno, elasticidade da pele e desabamento das estruturas da face, além de reabsorção óssea e das estruturas de gordura da pele. 

“Para combater o envelhecimento de fato, não é simplesmente puxar a pele, mas sim ancorar e dar suporte para o sustento. Recomendo bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado e fios de PDO, que podem gerar o efeito de tração global do rosto, tratando todas as camadas, desde a estrutura óssea até a epiderme.”

A combinação de técnicas permite tratar todos os pilares do envelhecimento. Vale destacar, por fim, que é sempre importante realizar a rotina de skincare, com o uso de protetor solar, e manter uma boa hidratação através da alimentação e ingestão de água. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.