Moisture Sandwiching: conheça a trend que promete hidratar mais a pele

A técnica que fez sucesso nas redes sociais pode ser realmente útil para conferir mais hidratação à pele

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 27 out 2022, 14h10
Mulher passando creme no rosto contra o espelho
 (Sora Shimazaki/Pexels)
Continua após publicidade

Algumas vezes, as trends de beleza que fazem sucesso nas redes sociais podem não trazer o resultado esperado ou até mesmo causar prejuízos à pele.

No entanto, em outros momentos, alguns desses truques podem realmente ser úteis. Recentemente, a técnica chamada de Moisture Sandwiching, ou Sanduíche de Hidratação, fez sucesso na internet.

Ela consiste em uma técnica de camadas de cuidados com a pele e pode promover benefícios relacionados, principalmente, à hidratação da pele.

“O sanduíche de umidade é uma expressão que se refere ao processo de aplicação de camadas de produtos na pele úmida para reter a água na pele e evitar a perda de água transepidérmica. Ele é projetado principalmente para melhorar a hidratação da pele”, inicia Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

“A tendência parece ter se originado na Coréia, onde as rotinas de cuidados com a pele começam com a pele úmida após a limpeza. As mídias sociais fizeram com que a expressão se tornasse mais difundida. Essa técnica pode ser interessante e muito útil para peles secas, desvitalizadas ou desidratadas”, acrescenta.

É importante ressaltar que pele seca e desidratada não se referem à mesma coisa e que, assim como os outros tipos de pele, aquela que tem oleosidade excessiva também deve ser hidratada com produtos específicos para não sofrer com o ressecamento.

Continua após a publicidade

De acordo com Ludmila Bonelli, o “sanduíche de umidade” realmente ajuda as peles em que há falta de água no estrato córneo, que é a camada mais externa da pele.

“A aplicação de um sérum e um hidratante em creme na pele úmida permite que os ingredientes dessas formulações (como o ácido hialurônico) possam reter a água que está na superfície da pele e mantenham a pele hidratada por mais tempo. Ao estratificar os produtos de uma certa maneira, começando com umectantes (como ácido hialurônico ou glicerina) e terminando com produtos mais oclusivos (como manteiga de karité e alguns óleos), mais água acaba sendo retida na pele”, diz a cosmiatra.

“A água termal também pode ser aplicada, antes do sérum, em um processo de hidratação de três etapas, para fornecer alguns minerais importantes para a pele desidratada”, revela.

Por exemplo, a Água Termal Be Belle®, conta com uma combinação de ativos de alta permeação, proporcionando uma potente hidratação com ação refrescante.

Continua após a publicidade

“É uma água única, rica em seus próprios minerais, mas potencializada pelo silício orgânico e ácido hialurônico com propriedades hidratantes comprovadas na pele. Em seguida, pode entrar em ação o poderoso sérum Be Hialuronic®, um hidratante de efeito imediato que conta com altíssima concentração de ácido hialurônico para contribuir com a saúde, jovialidade e beleza da pele, já que é capaz de manter altos níveis de água na derme, fortalecer a barreira cutânea, suavizar as linhas finas provocadas pela desidratação, proteger as fibras de colágeno responsáveis pela sustentação da pele e estimular a síntese de ácido hialurônico, conferindo assim efeito de preenchimento duradouro”, diz Ludmila Bonelli.

Para a finalizar, na terceira etapa, a cosmiatra recomenda o creme Be Young®.

Mulher lavando o rosto
(Karolina Grabowska/Pexels)

A trend do sanduíche de umidade também se baseia na regra coreana dos 3 segundos, que consiste na aplicação do produto apenas três segundo após a higienização da pele, pois, isso garante que a pele ainda esteja úmida e retendo umidade.

Continua após a publicidade

“Os benefícios do sanduíche de hidratação são baseados no fato de que a pele úmida absorve os produtos de forma mais eficaz e permite que os hidratantes retenham a hidratação adicional”, ressalta.

Dependendo do produto utilizado no final do processo, é fundamental ter cuidado com a técnica, já que algumas pessoas, principalmente no Brasil, onde a predominância é de indivíduos com a pele oleosa, podem não tolerar bálsamos oclusivos muito pesados devido ao potencial de congestionamento das erupções cutâneas.

“Usar um emoliente mais leve como passo final pode ser eficaz nesses casos”, indica Ludmila.

A cosmiatra também alerta para o uso de ácidos ou retinóis, que, segundo ela, só podem ser aplicados com a orientação de um especialista para que não ocorram danos à pele.

Continua após a publicidade

“Mas isso não quer dizer que não seja possível uma versão anti-idade da trend. Nesse caso, o ideal é escolher um sérum poderoso que aja em sinergia com o creme, tratando a pele por mais vias e potencializando os resultados”, enfatiza.

Para concluir, Ludmila Bonelli relata que o Moisture Sandwiching pode funcionar para todos os tipos de pele. No entanto, é fundamental se atentar à escolha do produto para obter os resultados esperados.

“Essa é uma boa maneira de otimizar e potencializar a rotina de cuidados com a pele, pois os produtos em camadas dessa maneira obterão os melhores resultados e deixarão a pele com aparência saudável e hidratada”.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.