5 formas de manter a hidratação do corpo além da água

Não só de garrafinhas de água vive o corpo hidratado - a alimentação também pode ajudar nesse processo

Por Marcela De Mingo Atualizado em 22 mar 2022, 16h35 - Publicado em 24 mar 2022, 08h00

Em qualquer estação do ano, manter a hidratação adequada do corpo é vital para uma vida saudável. Mas, muitas vezes, tomar copos e mais copos de água pode ser bastante cansativo, certo? Calma, existem outras maneiras de hidratar o corpo! 

É um fato que o corpo humano depende da água para sobreviver. “A importância da água está na sua participação em processos fisiológicos e por ser um componente do plasma sanguíneo”, explica a nutricionista Juliana Vieira. “Além disso é primordial na eliminação de substâncias tóxicas.”

De certa forma, não temos como fugir disso – mas isso também não significa que devemos depender só da água pura para manter a hidratação, afinal, muitos alimentos também são ricos no líquido e podem colaborar para um corpo hidratado

“Uma pessoa que come muitas frutas e verduras, chás e sucos, necessita tomar menos água”, explica ela. “Cerca de 20% do nosso fluído são derivados do que comemos”.  

Frutas como melancia, limão, abacaxi e kiwi, além de vegetais como o espinafre, o alface, o pepino, a abobrinha e o aipo são muito indicados para colaborar com a hidratação. Ou seja, se você é fã de sucos, dá para variar bastante só com as opções que indicamos acima. O mesmo vale para a salada. 

Ah, e nada de tentar escapar da hidratação quando as temperaturas caem. Nesses casos, também é possível manter o corpo bem hidratado com a ajuda da alimentação. “Ainda que não sinta sede, a hidratação durante as baixas temperaturas deve continuar”, diz Juliana. “Invista em chás naturais e sopas, elas são as coadjuvantes nessa época do ano”. 

5 IDEIAS DIFERENTES PARA SE MANTER HIDRATADA

Aproveitando a deixa, então, vamos para uma lista com algumas ideias para manter a hidratação em dia no verão ou no inverno. Ah, mas não esqueça: mesmo com uma alimentação repleta de alimentos ricos no líquido, ingerir água pura ainda deve fazer parte do menu, ok?  

1

Suco de frutas

Melancia, abacaxi e limão são ótimas opções. Se o calor estiver demais, vale a pena transformar esses sucos em “gelinhos” – coloque a fruta batida com água na forma de gelo e use para se refrescar nos dias quentes! 

Continua após a publicidade

2

Água saborizada

Falando nisso, que tal dar um up na água? Se a questão é variar o sabor, existem muitas maneiras de criar águas saborizadas: vale misturar hortelã, rodelas de laranja, canela e até outras frutas como o morango e o mirtilo. 

3

Sopas

Esfriou? Sem problemas, que tal fazer uma bela sopa? As versões com legumes são ainda mais hidratantes já que além da água utilizada na receita, aproveitamos a água dos legumes e vegetais utilizados. 

4

Chás

Nos dias gelados, uma boa xícara de chá quentinha também é uma opção para esquentar e manter os níveis de água do corpo em dia. Fora os benefícios que as ervas podem trazer para a saúde e o bem-estar geral. Mas opte pelas infusões sem cafeína, já que o ativo, em excesso, é um diurético e pode ter o efeito contrário, desidratando o corpo.

5

Iogurtes

Boa parte da composição de um iogurte provém da água, sabia? Ou seja, o alimento também pode ser uma boa opção para ajudar a manter a hidratação do corpo no dia a dia. 

Continua após a publicidade

Publicidade