Continua após publicidade

Pintei o cabelo, e agora? Dicas para cuidar dos fios tingidos em casa

Ter uma rotina de cuidados contínuos em casa é a chave do sucesso para garantir a intensidade da cor e a vitalidade das madeixas

Por Juliany Rodrigues
5 set 2023, 16h55

Se engana quem acredita que a coloração começa e termina no salão. Na verdade, os cuidados com os fios que passam por esse processo devem ser colocados em prática antes mesmo de você sentar na cadeira do cabeleireiro e continuar após a sua saída. “O cabeleireiro responsável pela cor sempre será a melhor pessoa para indicar a rotina em casa. Mas, ainda assim, existem hábitos simples que podem contribuir para manter a beleza e saúde dos fios”, diz Pedro Guimarães, cosmetólogo e educador da Keune. A seguir, veja algumas dicas indispensáveis para o seu haircare:

1

Fortaleça os cabelos antes mesmo da ida ao salão

Segundo o profissional, a condição da fibra capilar antes da coloração influencia diretamente no resultado final. Isso porque madeixas saudáveis tendem a revelar uma cor mais fiel e duradoura do que as danificadas. Por esse motivo, se o seu desejo é mudar a cor do cabelo, primeiramente, avalie se ele está bem cuidado.

2

Evite a água muito quente

A água quente dilata a cutícula e esse é um dos motivos do desbotamento. Também compromete a saúde do cabelo ao retirar nutrientes importantes dos fios, deixando-os ressecados”, explica.

Continua após a publicidade
3

Use produtos específicos para cabelos coloridos

Quando for adquirir cosméticos para cuidar em casa do seus fios tingidos, sempre priorize aqueles com ativos e tecnologias que fazem uma limpeza suave e criam um escudo protetor para a coloração.  “Os shampoos mais indicados para cabelos coloridos, por exemplo, são os que têm ingredientes que higienizam gentilmente, pois eles conseguem retirar a sujeira, a poluição e o acúmulo de finalizados sem prejudicar os pigmentos presentes ali”.

4

Invista em uma boa máscara de tratamento

Um creme de hidratação profunda não apenas vai garantir a cor intacta e brilhante por muito mais tempo, mas também irá nutrir e reestruturar os fios que podem estar mais sensibilizados pelo processo químico.

Continua após a publicidade
5

Aposte em leave-ins com proteção UV

A última dica de Pedro é nunca esquecer de aplicar o leave-in após as lavagens e apostar em produtos que contenham filtro UV, uma vez que a radiação solar degrada tanto os pigmentos naturais quanto os artificiais do cabelo, resultando em um aspecto desbotado e sem brilho. “Além disso, o sol agride a queratina capilar, contribuindo para que as madeixas fiquem desidratadas e quebradiças”, complementa ele.

Publicidade