Como potencializar a hidratação do cabelo em uma noite com óleos

A técnica de óleos nos cabelos promete transformar os fios em apenas uma noite

Por Victoria Theonila
Atualizado em 21 out 2024, 16h30 - Publicado em 26 dez 2022, 09h16
óleo capilar
 (Taisiia Stupak/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

Muito além de usar as clássicas máscaras de hidratação que ficam agindo de 5 a 10 minutos no cabelo, os apaixonados por hair care estão resgatando uma tendência no TikTok, que busca potencializar a hidratação e saúde dos fios durante a noite de sono, usando um bom óleo capilar vegetal. “Essa técnica de hidratação e restauração capilar deve ser realizada à noite, para que o óleo fique agindo durante todo o período em que você estiver dormindo. Ao acordar, é só lavar os fios normalmente”, explica a Dra. Luciana Passoni, médica dermatologista e tricologista, especialista em transplante capilar.

Para recuperar e manter a saúde do cabelo, que é perdida ao longo do dia devido aos agentes externos – como procedimentos químicos, exposição ao sol, uso de secadores, chapinhas e modeladores de cachos – é recomendado bloquear a umidade do fio por meio da umectação, uma técnica que fortalece o cabelo a partir do uso de óleos vegetais. “Esse óleo servirá para segurar a umidade do fio. A frequência pode variar de acordo com a perda de substâncias que aquele cabelo tem. Por exemplo, fios com danos proteicos, principalmente devido a descoloração, necessitam de uma maior umectação ao longo da semana”, acrescenta Passoni.

QUAL ÓLEO É INDICADO?

O melhor óleo para fazer umectação vai depender das necessidades do seu cabelo naquele momento, mas isso resgatará nutrientes perdidos, trazendo brilho e maciez para os fios. “Os óleos de coco, girassol e marula são ótimas opções. A finalidade de usá-los é para repor os lipídios, formando uma película protetora no cabelo.”

“Já, os óleos de argan, ojon, macadâmia, mirra, cálamo, monoi e buriti são ótimos para promover a hidratação e a revitalização dos fios, melhorando a flexibilidade, repondo as perdas de proteínas e aumentando a resistência do cabelo”, acrescenta Rodolfo Marques, cosmetólogo e tricologista. 

Continua após a publicidade

COM QUE FREQUÊNCIA FAZER O TRUQUE

Dr. Julio Pierezan, médico tricologista ensina: “Você pode aplicar o óleo diariamente até sentir que as necessidades do seu cabelo foram supridas. Depois é só diminuir a frequência de aplicação para duas ou três vezes na semana”.

QUAL TIPO DE FIO PODE USAR

Se engana quem acha que umectação é indicada apenas para os cabelos cacheados – que costumam ser mais secos. Os profissionais afirmam que todos os fios sofrem com a perda diária de óleo. “A umectação capilar é indicada para todas as texturas e tipos de fios. Independentemente da textura, costuma ser mais indicado para os cabelos que estão mais secos ou ressecados”, recomenda Marques.

Continua após a publicidade

COMO FAZER A UMECTAÇÃO

Além do óleo capilar, você precisará de um scrunchie, uma touca de cetim ou uma meia de tubo, ou até uma toalha. E para que o óleo não acabe sendo absorvido pela roupa de cama, os profissionais indicam usar uma fronha de seda ou cetim no travesseiro.

“Cuidado para não aplicar o óleo na raiz do cabelo, pois isso pode entupir os folículos, ainda mais se for feito de forma frequente. Isso e/ou prender os fios de forma apertada pode levar a queda e quebra do fio”, comenta Pierezan. “E não adianta encharcar o cabelo com o óleo capilar, uma vez que ele não consegue absorver o excesso de produto. Com isso, você acaba desperdiçando produto e dinheiro”, finaliza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.