Continua após publicidade

Reversão de procedimentos estéticos: a busca pela naturalidade

Mudanças radicais estão sendo deixadas para trás

Por Juliany Rodrigues
6 fev 2023, 17h30

Nos últimos anos, algumas celebridades, entre elas, Deolane Bezerra, Flavia Pavanelli, Gkay, Gabi Martins, Kylie Jenner e Lucas Lucco, resolveram reverter procedimentos estéticos que haviam feito anteriormente. Diante disso, fica claro que as feições exageradas por cirurgias plásticas vêm perdendo espaço e a naturalidade tem se tornado uma das maiores tendências de beleza.

“Acho que existe uma tendência geral de busca por uma beleza mais natural. Isso pode ser observado no crescimento da demanda por cuidados diários com a pele, com a rotina de skincare, que está se tornando cada vez mais presente no dia a dia de mulheres e homens. As mulheres querem tratar melhor sua pele para poder usar menos maquiagem, que muitas vezes era usada em excesso para cobrir manchas, olheiras ou outros pontos de incômodo. Hoje, existe uma busca por uma pele mais saudável e mais natural, e isso vale também para as formas e proporções”, explica Lucas Miranda, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

LONGE DOS EXAGEROS

Agora, os exageros estão sendo deixados de lado enquanto as formas naturais estão ganhando cada vez mais destaque, o que, de acordo com o médico, indica que as pessoas estão mais dispostas a confiar na beleza de suas próprias características.

Continua após a publicidade

“O ‘padrão’ de lábios muito carnudos, queixo muito quadrado e nariz muito fino está dando lugar a proporções mais suaves. A autenticidade tem ganhado espaço, e isso não se consegue tentando replicar uma ‘fórmula mágica da beleza’ ou procurando copiar a aparência de alguém”, afirma ele.

É claro que ainda há quem se submeta às cirurgias plásticas e outras intervenções. No entanto, esses indivíduos estão se mostrando mais preocupados em obter um resultado que não seja tão radical. Então, para atingir esse objetivo, o dermatologista recomenda que as pessoas busquem um profissional que saiba enxergar a beleza das proporções individuais de cada rosto.

“Um resultado natural respeita as características da individualidade e revela sua beleza intrínseca com pequenos ajustes, mas mantendo a personalidade, aquilo que faz cada pessoa única”, diz.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, é fundamental ter bastante cuidado na hora de escolher o profissional para fazer um procedimento estético.

“É possível verificar os registros profissionais no site do Conselho Federal de Medicina. Além disso, pesquise sobre o profissional, não só na internet, mas conversando com outras pessoas que já passaram por procedimentos com ele, e procure saber sobre o estilo de trabalho deste profissional. Em seguida, agende uma consulta. Se está em dúvida entre 2 ou mais profissionais, consulte com mais de um para se sentir mais segura”, recomenda o especialista.

Tenha em mente que, para evitar frustrações, é preciso tomar cuidado ao se espelhar em alguém. “O que funciona para uma pessoa, não necessariamente vai funcionar para você. A conversa em consultório, olho no olho, é essencial para que se estabeleça um vínculo de confiança. Vá à consulta aberta a expor suas expectativas, mas também a ouvir o profissional. Um bom profissional vai colocar sua visão técnica, de forma embasada, para que você se sinta segura sobre qual caminho seguir”, enfatiza.

Continua após a publicidade

 

MOTIVOS

A princípio, a reversão de intervenções estéticas pode ser motivada por uma questão estética, na qual a pessoa já não se sente mais satisfeito com o resultado. Entretanto, também existe essa demanda quando o procedimento está causando algum prejuízo para a saúde.

Continua após a publicidade

“No universo da cirurgia plástica, por exemplo, existem os casos de explante de silicone, em que o corpo da paciente apresenta reações adversas à prótese”, conta o Dr. Lucas Miranda.

RISCOS DA REVERSÃO

Os procedimentos estéticos, sejam minimamente invasivos ou não, envolvem riscos. E isso não é diferente quando a intenção é revertê-los.

Continua após a publicidade

“O paciente deve ser informado sobre todo o processo, além de passar por consulta individualizada na qual o médico responsável, dermatologista ou cirurgião plástico, poderá identificar se aquele paciente está apto ou não a passar pelo procedimento, ou seja, se está com alguma condição de saúde que impeça, se tem algum tipo de alergia e por aí vai”, conta o dermatologista, detalhando que, para reverter preenchimentos, por exemplo, o primeiro passo é verificar qual foi o material utilizado para a sua realização.

O preenchimento com ácido hialurônico, que é um dos mais utilizados por ser seguro e biocompatível, pode ser retirado. “A reversão é possível injetando-se uma substância que realiza a quebra das moléculas do ativo para que ele seja mais rapidamente absorvido pelo organismo, anulando-se, dessa forma, seu efeito preenchedor. No entanto, não é um processo simples e nem sempre atinge 100% de reversão como resultado aparente”, detalha o médico.

No caso da aplicação de uma toxina botulínica de forma incorreta, o dermatologista alerta que, em alguns casos, a única solução é aguardar o efeito da substância passar, ou seja, a pessoa ficaria por meses incomodada com o resultado da intervenção.

Vale ressaltar que nem todo procedimento pode ser revertido, especialmente quando ele foi feito com o uso de alguma substância proibida ou que caiu em desuso.

Publicidade