Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Roacutan: o que é o medicamento que Vanessa Lopes está tomando

Influenciadora fez um desabafo sobre os desafios no tratamento da acne

Por Giovana Santos
31 out 2024, 12h10 •
Vanessa Lopes mostra acne após um mês de tratamento com Roacutan
Entenda o que é o Roacutan e quais os efeitos colaterais do medicamento | (Instagram @vanessalopesr_/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Recentemente, Vanessa Lopes apareceu em seu Instagram para falar sobre o seu problema com a acne. De acordo com a influenciadora, depois de dois meses e dez dias em tratamento com o remédio Roacutan, ela não está mais conseguindo lidar com a aparência do rosto, e está se sentindo “um monstro”.

    “Estava planejando gravar um vídeo de maquiagem artística, mas como eu maquio essa cara? Eu posto aqui e parece que não estou ligando, mas estou tentando dar força para outras pessoas”, disse. Durante o desabafo, Vanessa chegou a chorar.

    Mas o que é o medicamento usado por ela? Saiba tudo sobre ele a seguir:

    O QUE É O ROACUTAN?

    O Roacutan funciona de forma bastante simples e efetiva: ele reduz as glândulas sebáceas para inibir a produção de sebo pela pele, o que, por consequência, desfavorece as inflamações e o surgimento de espinhas. 

    Porém, ao mesmo tempo que é um medicamento efetivo contra a acne, é também perigoso: esse é um remédio bastante forte e que deve ser administrado somente com recomendação e acompanhamento médico. Aliás, até mesmo as doses de Roacutan precisam ser calculadas pelo dermatologista com base no peso e altura do paciente, e o tratamento pode durar até um ano. 

    Continua após a publicidade

    Esse remédio também não é indicado de cara: normalmente, os médicos recomendam o uso de Roacutan quando outros tratamentos falham em tratar e melhorar a acne. E mesmo com o remédio, a melhora não é imediata. Os primeiros resultados começam a aparecer cerca de 8 a 16 semanas depois do início do tratamento. 

    EFEITOS COLATERAIS DO ROACUTAN

    Apesar da boa fama do remédio no tratamento da acne, o Roacutan também é conhecido pelos inúmeros efeitos colaterais. E, realmente, a lista de efeitos é bastante longa – por isso o acompanhamento médico é tão importante na administração desse medicamento. 

    Dentre os principais e mais conhecidos efeitos, no entanto, temos: 

    Continua após a publicidade

    No primeiro caso, pode acontecer do acompanhamento ginecológico também ser necessário. Já no segundo, a principal recomendação é do uso de colírios lubrificantes e soro fisiológico para manter os olhos e o nariz bem hidratados e combater o desconforto causado pelo ressecamento. 

    Existe, ainda, uma preocupação entre o uso do medicamento e a saúde mental dos pacientes. O mito é de que o Roacutan causa depressão e pode levar ao suicídio, no entanto, os estudos sobre o assunto são inconclusivos. É comum que pacientes com acne já tenham quadros depressivos bem estabelecidos e o medicamento pode causar uma piora – no entanto, isso não é uma certeza. 

    CONTRAINDICAÇÕES DO ROACUTAN

    Por ser um remédio forte e que pode causar sequelas, esse é um medicamento proibido para mulheres grávidas. Não só isso, mas a recomendação é que mulheres não grávidas que pretendem começar o tratamento com Roacutan façam uso de dois métodos contraceptivos diferentes para evitar ao máximo o risco de gravidez. 

    Esse medicamento pode interferir na formação do feto, por isso, até mesmo a doação de sangue por mulheres que fazem uso desse medicamento é restrita – afinal, o sangue doado pode ser utilizado em uma mulher grávida e gerar o mesmo problema. 

    Continua após a publicidade

    O consumo de bebidas alcoólicas também não é recomendado para quem toma esse medicamento: ele é metabolizado no fígado, e o álcool pode comprometer esse órgão e interferir na ação do medicamento. 

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.