Roacutan: o que é o medicamento que Vanessa Lopes está tomando

Influenciadora fez um desabafo sobre os desafios no tratamento da acne

Por Giovana Santos
31 out 2024, 12h10
Vanessa Lopes mostra acne após um mês de tratamento com Roacutan
Entenda o que é o Roacutan e quais os efeitos colaterais do medicamento | (Instagram @vanessalopesr_/Reprodução)
Continua após publicidade

Recentemente, Vanessa Lopes apareceu em seu Instagram para falar sobre o seu problema com a acne. De acordo com a influenciadora, depois de dois meses e dez dias em tratamento com o remédio Roacutan, ela não está mais conseguindo lidar com a aparência do rosto, e está se sentindo “um monstro”.

“Estava planejando gravar um vídeo de maquiagem artística, mas como eu maquio essa cara? Eu posto aqui e parece que não estou ligando, mas estou tentando dar força para outras pessoas”, disse. Durante o desabafo, Vanessa chegou a chorar.

Mas o que é o medicamento usado por ela? Saiba tudo sobre ele a seguir:

O QUE É O ROACUTAN?

O Roacutan funciona de forma bastante simples e efetiva: ele reduz as glândulas sebáceas para inibir a produção de sebo pela pele, o que, por consequência, desfavorece as inflamações e o surgimento de espinhas. 

Porém, ao mesmo tempo que é um medicamento efetivo contra a acne, é também perigoso: esse é um remédio bastante forte e que deve ser administrado somente com recomendação e acompanhamento médico. Aliás, até mesmo as doses de Roacutan precisam ser calculadas pelo dermatologista com base no peso e altura do paciente, e o tratamento pode durar até um ano. 

Continua após a publicidade

Esse remédio também não é indicado de cara: normalmente, os médicos recomendam o uso de Roacutan quando outros tratamentos falham em tratar e melhorar a acne. E mesmo com o remédio, a melhora não é imediata. Os primeiros resultados começam a aparecer cerca de 8 a 16 semanas depois do início do tratamento. 

EFEITOS COLATERAIS DO ROACUTAN

Apesar da boa fama do remédio no tratamento da acne, o Roacutan também é conhecido pelos inúmeros efeitos colaterais. E, realmente, a lista de efeitos é bastante longa – por isso o acompanhamento médico é tão importante na administração desse medicamento. 

Dentre os principais e mais conhecidos efeitos, no entanto, temos: 

Continua após a publicidade

No primeiro caso, pode acontecer do acompanhamento ginecológico também ser necessário. Já no segundo, a principal recomendação é do uso de colírios lubrificantes e soro fisiológico para manter os olhos e o nariz bem hidratados e combater o desconforto causado pelo ressecamento. 

Existe, ainda, uma preocupação entre o uso do medicamento e a saúde mental dos pacientes. O mito é de que o Roacutan causa depressão e pode levar ao suicídio, no entanto, os estudos sobre o assunto são inconclusivos. É comum que pacientes com acne já tenham quadros depressivos bem estabelecidos e o medicamento pode causar uma piora – no entanto, isso não é uma certeza. 

CONTRAINDICAÇÕES DO ROACUTAN

Por ser um remédio forte e que pode causar sequelas, esse é um medicamento proibido para mulheres grávidas. Não só isso, mas a recomendação é que mulheres não grávidas que pretendem começar o tratamento com Roacutan façam uso de dois métodos contraceptivos diferentes para evitar ao máximo o risco de gravidez. 

Esse medicamento pode interferir na formação do feto, por isso, até mesmo a doação de sangue por mulheres que fazem uso desse medicamento é restrita – afinal, o sangue doado pode ser utilizado em uma mulher grávida e gerar o mesmo problema. 

Continua após a publicidade

O consumo de bebidas alcoólicas também não é recomendado para quem toma esse medicamento: ele é metabolizado no fígado, e o álcool pode comprometer esse órgão e interferir na ação do medicamento. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.