Como tornar o skincare rotina

Dentre tantas ideias, conversamos com uma dermatologista para saber como escolher e o que priorizar na sua rotina de skincare

Por Marcela De Mingo Atualizado em 20 jan 2022, 16h39 - Publicado em 28 jan 2022, 08h00

Tanto se fala sobre rotinas de skincare, mas… como fazer delas uma rotina de fato? Nós selecionamos algumas dicas que podem ajudar você a encontrar a melhor forma de cuidar da sua pele rotineiramente. 

POR QUE MANTER UMA ROTINA DE SKINCARE

Antes de tudo, é importante entender o porquê de se manter uma rotina de cuidados com a pele – de preferência, uma que atenda às suas necessidades. “O ideal é que o paciente passe por uma avaliação com um médico especialista para conseguir identificar o que ele vai precisar realmente e que trará benefícios, tanto naquele momento, quanto à longo prazo na sua vida”, explica Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité. 

Com uma rotina de cuidados específica, é possível manter a saúde da pele e tratar eventuais patologias, como acne, rosácea e dermatite seborreica, além de prevenir os danos causados pelas exposições solar e à poluição e gerada pelos exercícios físicos intensos. 

“O médico vai escolher ativos que vão trazer benefícios para aquela pessoa. Isso porque a pele de cada um é diferente, você não tem uma pele igual, os hábitos e estilos de vida também, e a nossa exposição também vai ser diferente e deve ser sempre considerada”, continua.  “Por exemplo, se é uma pessoa que tem o hábito de maior exposição solar, se ela faz atividade física ao ar livre, se ela mora em um lugar que é muito frio, ou ao contrário. Por isso é importante ter essa rotina personalizada, para que você consiga os benefícios que cada tipo de pele e cada pessoa com seus hábitos precisa.”

A longo prazo, manter uma rotina de skincare tem muitos benefícios – e muitos deles já são bem conhecidos do público geral: quanto antes você começar a cuidar da pele, mais você vai prevenir danos e o envelhecimento precoce

Continua após a publicidade

“Sempre que a gente fala em prevenção, é melhor e mais fácil abordar do que em termos de correção. Se essa paciente começa a se prevenir dos danos aos quais ela já sabe que será exposta, como o dano solar e da poluição, ela consegue ter a longo prazo um benefício maior.”

Os cremes que usamos com frequência, aliás, normalmente não tem uma função de recuperação, mas, sim, de prevenção. Dessa forma, no futuro você aproveitará uma pele de melhor qualidade, textura e firmeza, porque ela foi mais protegida ao longo da vida. 

COMO TORNAR O SKINCARE ROTINA

Se a sua dificuldade está em, de fato, estabelecer uma rotina de skincare… calma! O hábito não é tão difícil de desenvolver, mas é preciso disciplina e perseverança. O primeiro passo, no entanto, volta ao começo do texto: entender o porquê esse cuidado é importante para você. 

“Ao entender os benefícios que ele vai trazer a longo prazo e o que você vai conseguir através disso, você acaba conseguindo colocá-lo dentro da sua atividade diária. É quase como escovar os dentes: a gente aprende desde cedo que aquilo é importante porque a gente sabe da importância de cuidar dos nossos dentes”, diz a dermatologista. 

A partir daí, você pode começar a personalizar a sua rotina de skincare da seguinte maneira: 

  • Dominar o básico: limpeza, hidratação e proteção. Isso significa ter à mão um bom sabonete para a pele do rosto, um hidratante adequado e, claro, um protetor solar com fator de proteção compatível com as necessidades da sua pele. 
  • Considerar o seu tipo de pele: todas as peles precisam das três etapas acima, mas peles oleosas, por exemplo, podem pedir por produtos mais leves, enquanto as mais secas exigem um hidratante mais potente. 
  • Considerar o clima: no verão, os protetores talvez precisem de um fator de proteção maior, o que muda no inverno. Ao contrário, quando o clima está frio, pode haver a necessidade de hidratações mais potentes, enquanto no verão, ela pode ser feita com produtos mais leves. 
  • Evitar dormir de maquiagem: lembre-se sempre de limpar bem a pele antes de deitar e evitar deixar produtos, como bases e sombras, no rosto ao ir dormir. 
Continua após a publicidade

Publicidade