Continua após publicidade

Tiktokers estão usando sangue de menstruação como máscara facial

A tendência chamou a atenção da comunidade médica e não é recomendada pelos especialistas

Por Marcela De Mingo
2 out 2022, 08h00

O TikTok sabe bem como chamar a nossa atenção, e a última tendência que despontou por lá realmente tem dado o que falar. Isso porque a trend do momento é usar o sangue da menstruação como máscara facial. 

Sim, é isso mesmo, alguns tiktokers têm comentado na rede social sobre os supostos benefícios de “aproveitar” o sangue expelido pelo corpo durante a menstruação para cuidar da pele do rosto. 

Os vídeos com a hashtag #periodbloodfacemask, algo como “máscara facial de menstruação”, na tradução livre em português, acumula mais de 3 milhões de visualizações, com vídeos que mostram mulheres com a máscara em ação e outras questionando a sua eficácia (e, inclusive, higiene). 

Uma tiktoker, em especial, defende que o sangue menstrual “tem todas as células-tronco e nutrientes necessários para a formação de um bebê, logo, também tem o que é preciso para cuidar da pele e do corpo. 

@dayaderya

Replying to @SARAH SALVATORE #periodbloodfacemask #periodfacemask #dayaderya

♬ original sound – Derya • Mala Nûroj Village

Tratamentos naturais para a pele – e que geram resultados incríveis – parecem ótimos na teoria, mas, nesse caso, é melhor pensar duas vezes antes de coletar o seu sangue menstrual para usar como parte da sua rotina de skincare. 

MÁSCARA DE SANGUE MENSTRUAL: É SEGURO? 

Continua após a publicidade

É importante notar que os vídeos no TikTok, apesar de mostrarem muitas mulheres usando a máscara facial de sangue de menstruação, não explicam como esse sangue é coletado, como ele é armazenado ou quanto tempo essa “máscara” deve ficar na pele. 

Muitos dos vídeos mostram mulheres tirando o sangue direto do coletor menstrual, aplicando na pele e deixando agir por alguns minutos. 

Outro ponto importante é diferenciar uma ideia caseira como essa de um tratamento com benefícios comprovados, como é o caso do “vampire facial”, um tratamento popular entre as famosas como Kim Kardashian, que usa produtos derivados do plasma sanguíneo, em concentrações muito altas, e que são aplicados na pele por suas propriedades regenerativas. 

 

@mikay.fer

no filter? 🫣 #bloodmask

♬ som original – harakiri.

“Essa não é uma boa ideia para a sua pele por vários motivos”, explica a dermatologista Joyce Park para a revista Shape norte-americana. “O sangue menstrual é uma mistura de células epiteliais – pele – da linha uterina, plaquetas e células vermelhas.”

Continua após a publicidade

De acordo com a profissional, não existem provas concretas de que esse método, de fato, funcione para melhorar a saúde da pele. 

“Não existem evidências científicas que mostrem que o uso de sangue – seja menstrual ou não – tem algum benefício cosmético”, explica o também dermatologista Dr. Gary Goldenberg para a publicação. “Na verdade, células vermelhas são inflamatórias e podem deixar a pele pior.”

Além disso, existem outros riscos: como infecção e alergias. O sangue menstrual pode ser facilmente contaminado com micróbios, como bactérias ou fungos, que podem se proliferar pela pele. 

“Se você tem infecções sexualmente transmissíveis, também pode espalhar essa condição pela sua pele, usando sangue contaminado”, explica a Dra. Park. 

Ou seja, a conclusão é óbvia: apesar de crescer em popularidade na rede social, essa não é uma prática recomendada pelos médicos.

Publicidade