Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Benefícios do alho-poró

Por Amanda Panteri
28 Maio 2021, 14h00

O alho-poró é muito usado em massas, molhos, carnes, risotos e sopas por conta do seu sabor. Mas deixar as nossas receitas mais gostosas não é o único ponto forte do vegetal, sabia?

Para quem não o conhece, ele pertence à mesma família do alho e da cebola, e pode ser consumido cru ou cozido. Segundo a nutricionista Dani Borges (@daniborgesfit), o alho-poró “é uma fonte de minerais importantes, como cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco e cobre, que são fundamentais para a saúde da estrutura óssea, muscular e do sistema cardiovascular”. Além disso, ele é um grande aliado na busca por imunidade, pois também possui muita vitamina C

Isso sem falar nas fibras, também presentes no alimento. “Elas ajudam a manter o funcionamento do sistema digestivo. As fibras solúveis, por exemplo, desenvolvem uma espécie de gel no estômago, que prolonga a sensação de saciedade. Outro ponto positivo é que o alho-poró também possui prebióticos, que são componentes que estimulam a proliferação de ‘bactérias do bem’ no intestino, auxiliando o funcionamento da flora intestinal”, revela a nutricionista.

Para as mulheres grávidas, o alho-poró também é um ótimo aliado. “Ele ajuda na formação do sistema nervoso do feto. Por possuir o ácido fólico, ele fortalece a pele, as unhas e os cabelos”, ressalta Dani.

Publicidade