Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O jejum de 7 dias da Mayra Cardi pode fazer mal?

Por Amanda Panteri
19 Maio 2021, 19h00

Recentemente, a influencer Mayra Cardi (@mayracardi) chocou as redes sociais ao realizar um jejum de sete dias seguidos, descrevendo a experiência como “mágica”. Apesar de ter tido acompanhamento profissional, a prática não é vista de forma positiva por todos os especialistas.

Para a nutricionista e personal trainer Sol Meneghini (@solmeneghini), ficar sem se alimentar por sete dias seguidos não é muito saudável. “Pode acarretar vários riscos à saúde, principalmente se isso se tornar um hábito”, diz.

Já de acordo com a nutróloga e ortomolecular Fernanda Cortez (@drafernandacortez), o mais recomendado para os pacientes é praticar o jejum intermitente (você já deve ter visto nossa matéria sobre ele) e ficar um período de 16 a 18 horas sem comer. “Feito de forma correta e bem conduzida por um médico, a dieta traz resultados positivos — como emagrecimento e redução do risco de doenças cardiovasculares”, diz. 

Se você resolver adotar a ideia de Mayra, pode perder vitaminas e minerais, ter náuseas muito fortes e desmaios. Fernanda explica que ao ficar muitos dias sem reposição de energia, o corpo começa a consumir o seu estoque de glicogênio (primeiro do fígado, e depois dos músculos). “E isso vai diminuindo a nossa massa muscular. A pessoa pode ter tremores, confusão mental e hipoglicemia. E se for em casos muito, muito graves, pode causar infarto e insuficiência cardíaca.”

Publicidade