Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais hábitos ajudam a cuidar dos rins?

Por Da Redação
9 abr 2021, 10h00

Muitos não dão tanta atenção a eles. Mas os rins fazem parte de um sistema (assim como o fígado) que ajuda no detox do organismo — muito melhor que qualquer suco verde! “Eles filtram o sangue e retiram as impurezas geradas pelo metabolismo do nosso corpo. Além disso, ajudam a equilibrar as quantidades de água e de sais minerais no corpo”, explica o urologista @dr.flavioiizuka. 

Mas o que pouca gente sabe é que os nossos rins também produzem um hormônio chamado eritropoietina, que regula a produção de glóbulos vermelhos (sua falta pode causar anemia). E que a pressão alta pode estar relacionada a alguma doença renal — justamente por haver o descontrole de líquidos e minerais circulando em nosso sangue. 

E você, acha que cuida bem deles? @dr.flavioiizuka dá dicas para manter a saúde dos rins em dia: 

1 – Beba bastante líquidos. “Um adulto deve ingerir em torno de 2 litros de água por dia. A falta dela pode causar problemas como pedra nos rins e infecções urinárias”; 

Continua após a publicidade

2 – Não prenda o xixi por muitas horas. “Não segure a urina por mais de 4 horas”; 

3 – Vá ao médico em qualquer sinal de que algo não está certo. “Os rins manifestam seus sintomas tardiamente, quando o dano é grande.”

Publicidade