Home Office saudável, com Bianca Vilela A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios para melhorar a saúde no trabalho ou durante o home office

Como colocar os óleos essenciais na sua rotina?

Conversei com um expert para te dar dicas de 03 óleos super eficientes!

Por Bianca Vilela Atualizado em 19 out 2021, 17h10 - Publicado em 26 out 2021, 11h00

E aí? Será que você já usou óleos essenciais para tratar questões emocionais, ou físicas? Eu já e posso lhe garantir que me dei muito bem nesta história.

Eu sou fã mesmo, de carteirinha! Lógico que em alguns casos não podemos dispensar os métodos tradicionais, principalmente se tratando de doenças crônicas, entretanto evitar o uso excessivo de medicamentos e apostar em tratamentos alternativos é uma saída para atingir o equilíbrio e reduzir os efeitos colaterais dos remédios. 

Para falar melhor sobre os óleos essenciais e de que forma devemos utilizá-los, conversei com o osmólogo (especialista em aromas) e CEO da WNF que é referência no plantio, fabricação, comercialização e educação em óleos essenciais, Fernando Amaral. 

Vamos às dicas?

O que são óleos essenciais?

Eles são formados em plantas aromáticas e fazem parte do seu sistema imunológico e de proteção. Por exemplo: quando uma laranjeira faz um fruto, ela precisa conservá-lo, por isso, na casca, você tem o óleo essencial de laranja.

A extração do óleo, por sua vez, é feita com um processo de destilação a vapor d’água, sendo a substância mais concentrada que existe na natureza para aplicação na saúde humana. 

Sempre a favor da natureza

Quando estão nas plantas, os óleos essenciais atuam como conservantes, protegendo-as da decomposição, que é causada por fungos e bactérias, dessa forma eles têm propriedade bactericida, viricida e fungicida. 

Além disso, por terem nascido no meio celular da planta, os óleos essenciais entendem a linguagem das células. Então, quando passamos no corpo, ou inalamos, por serem leves e voláteis, eles penetram no organismo e mandam informações para as nossas células e nossos sensores, ativando, por exemplo, o sentido olfativo (aromaterapia). 

Recuperando a sensação de alegria e bem estar

Como pode ter percebido, os óleos essenciais são uma substância natural de altíssima performance na saúde e na beleza do organismo humano. Eles atuam, principalmente, por vias olfativas e pela pele, através de massagens, banhos, fricções e compressas.

Continua após a publicidade

Ah, e vale ressaltar: embora a gente fale em óleos essenciais, eles não possuem nenhuma oleosidade. Eles são bem mais parecidos com álcool e acetona do que com óleo mesmo. E, claro, tem um cheirinho delicioso. 

3 óleos para colocar hoje na sua rotiona

Fernando me explicou que é pela técnica de aplicação e pelas propriedades do óleo que você atinge as suas funções. 

Para você começar sua experiência com óleos essenciais, ele separou cinco tipos pensando em pontos e sistemas da nossa saúde e bem-estar.

  • Óleo de lavanda

Sistema nervoso. Boa opção para dormir e relaxar sentindo o aroma através de difusores. Em torcicolos, por exemplo, você pode espalhar o óleo na região, massageando a área. 

  1. Óleo de melaleuca 

Espinhas, pequenos cortes, frieiras. Para pequenas feridas funciona como um complemento na cicatrização. Nesse caso, você aplica um pouquinho, uma gota, afinal, eles são bem concentrados. 

  • Óleo de alecrim

Sistema circulatório. Óleo adequado para escalda-pés, massagem nas pernas, para melhorar a circulação, sobretudo agora, que ficamos muito tempo sentados.

Como comprar óleos essenciais 

Procure uma farmácia de manipulação, assim é mais seguro garantir a qualidade do material. 

Bora testar estas substâncias maravilhosas? Passo a passo vamos descobrindo o que a mãe natureza pode nos dar. Te desejo um ótimo começo!

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. 

Instagram: @biancavilelaoficial

Continua após a publicidade

Publicidade