Tudo sobre Mindfulness, por Luiza Bittencourt

Mindfulness e trabalho

Veja como treinar a mente para lidar melhor com as demandas do dia a dia

Por Luiza Bittencourt Atualizado em 21 jul 2021, 16h05 - Publicado em 22 jul 2021, 09h00

Com a pandemia e o home office, a distração, ansiedade, burnout e outros problemas aumentaram. Filhos em casa, barulho de obra do vizinho, cachorro latindo, interfone tocando em momentos inapropriados, trabalhar da mesa da sala… quem não passou por isso nesse último ano, não é mesmo? Quando praticamos Mindfulness, treinamos nossa mente a estar presente apesar dos desafios.

A mente no trabalho no dia a dia X a mente mindful/atenta

Me sinto distraído, sem foco. X Tenho mais foco e sou mais criativo, tenho mais energia.
Vivo tenso, estressado e ansioso. X Aprendo a escutar meu corpo e consigo regular minhas emoções.
Fico irritado com o ambiente de trabalho. X Refito antes de agir e falar. Tenho mais paciência com os outros, não julgo e pratico a compaixão.
Não consigo encontrar soluções rápidas. X Tenho clareza mental para tomar decisões, enxergo novas possibilidades.

Mindfulness não é só a prática de meditação. É levar a sua atenção intencionalmente para as atividades diárias e experiências, sem julgamentos. Chamamos isso de prática informal de Mindfulness.

Exemplo: Não adianta reclamar e se irritar todo dia com o barulho da obra ao lado, rotulando como algo ruim ou colocando a culpa da sua falta de foco nele. A nossa mente vai se distrair com isso e trazemos de volta quanta vezes precisarmos.

Já que não podemos mudar o momento presente (muitas vezes), como podemos lidar da melhor forma com ele?

Trabalho bastante com Mindfulness Corporativo e observo que é um interesse que só cresce, ainda mais com o surgimento da pandemia. É importante levar qualidade de vida para os colaboradores e o online tem funcionado muito bem.

Pessoas felizes e saudáveis (mentalmente, principalmente) são mais produtivas, trabalham melhor. E, como passamos grande parte do dia trabalkhando, é importante que estejamos felizes também, que seja um “ambiente” acolhedor. Os resultados nas empresas são bem interessantes, quem pratica realmente sente os benefícios e aprende a usar as ferramentas de Mindfulness no ambiente de trabalho e na vida pessoal quando precisa.

Alguns benefícios da prática de Atenção Plena:
⦁ Redução significativa do nível de estresse e ansiedade;
⦁ Melhora do sistema imunológico;
⦁ Maior clareza mental;
⦁ Maior criatividade;
⦁ Resiliência;
⦁ Melhora na qualidade dos relacionamentos e de liderança;
⦁ Nos tornamos menos críticos de nós mesmos;
⦁ Melhora no processo de tomada de decisões;
⦁ Melhora a capacidade de lidar com problemas;
⦁ Melhora foco, atenção e produtividade;
⦁ Estabilidade emocional.

Continua após a publicidade

Existem livros muito interessantes abordando esse tema, com base em Programas de Mindfulness em grandes empresas. Sugiro o “Search Inside Yourself (Busque dentro de você), da Google, e o “Mindfulness na Liderança” da Janice Marturano.

Chad- Meng Tan, engenheiro da Google e autor do livro Search Inside Yourself, é o criador do programa de Redução de Stress de Mindfulness dentro do Google, pelo qual já passaram centenas de funcionários da empresa, desde 2007. Entre os feedbacks dos funcionários, Meng destaca em seu livro o depoimento do Engenheiro Bill Duane, que diz ter aprendido a: ganhar controle sobre o seu temperamento; a escutar melhor colegas; entender melhor cada situação; discernir ilusões mentais do que é realidade.

Algumas grandes empresas que utilizam a prática:

mindfulness coorporativo

Dicas de Mindfulness Corporativo para o dia a dia:

Fazer 3 pausas conscientes ao longo do dia para respirar com consciência. Se quiser, pode fazer algumas respirações mais lentas e profundas, se isso for confortável pro seu corpo. Ou apenas leve a atenção pra sua respiração naquele momento. Está curta? Profunda? Só perceba o ar entrando e saindo do corpo. Escolha momentos ou horários fixos para te ajudar a criar o hábito. Exemplo: Ao chegar no trabalho, antes de ligar o computador (vale colar um post-it com um lembrete); logo depois do almoço, antes de voltar a trabalhar e assim que chegar em casa. São só exemplos, veja o que funciona melhor na SUA vida e na SUA rotina. Não tem receita.

Use a mesma prática antes de reuniões importantes. Traga a atenção para a respiração. Isso ajuda a trazer foco, calma e presença.

Faça todas as suas atividades com início, meio e fim. Ser multitarefa na verdade não é produtivo como pensamos, algo provavelmente sairá mal feito.

Comece o dia pela tarefa mais desafiadora. O ser humano é muito procrastinador e acabamos deixando o que demanda mais a nossa atenção para o momento em que estamos mais cansados.

“UM LÍDER CONSCIENTE EXERCE UMA PRESENÇA ATIVA EM SUA FUNÇÃO DE LIDERANÇA, CULTIVANDO FOCO, CLAREZA, CRIATIVIDADE E COMPAIXÃO A SERVIÇO DOS OUTROS.”

JANICE MARTURANO – MINDFULNESS NA LIDERANÇA
Continua após a publicidade
Publicidade