mindfulness Tudo sobre Mindfulness, por Luiza Bittencourt

Teste: ESCALA DE CONSCIÊNCIA DA ATENÇÃO PLENA (MAAS)

O quanto você está presenta na sua vida? Vem descobrir nessa escala de Mindfulness!

Por Luiza Bittencourt Atualizado em 3 nov 2021, 12h54 - Publicado em 25 nov 2021, 09h00

A Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) é uma escala desenhada para avaliar as característica principais da disponibilidade de Mindfulness, ou seja, consciência aberta e receptiva do que está acontecendo no momento presente e atenção em relação a isso.

A escala, que possui fortes propriedades psicométricas, é validada com amostras em universidades, grupos em geral e pacientes com câncer. Estudos demonstram que a escala MAAS abrange uma qualidade singular da consciência que está relacionada e prevê uma variedade de estruturas de autorregulação e bem-estar. É bem rapidinha!

Instruções:

Abaixo, você encontrará uma lista de afirmações acerca da sua experiência diária. Usando uma escala de 1 a 6, indique com que frequência tem ou não tem cada uma destas experiências. Responda de acordo com o que realmente reflete a sua experiência, em vez de retratar o que acha que deveria ser. Considere cada item independente dos outros.

Escala

1: quase sempre
2: muito frequente
3: frequente
4: pouco frequente
5: muito pouco frequente
6: quase nunca

.

Afirmações:

 

Posso estar experienciando uma emoção e só tomar consciência disso algum tempo depois.

 

Quebro ou derrubo coisas por ser descuidado, por não prestar atenção ou por estar pensando em outra coisa.

 

Considero difícil ficar focado no que está acontecendo no presente.

 

Tenho tendência a andar depressa sem prestar atenção. àquilo que experiencio durante o caminho.

 

Tenho a tendência de não sentir sensações de tensão corporal ou desconforto até que realmente chamem minha atenção.

 

Esqueço rapidamente o nome de alguém que acabou de me ser apresentado.

 

Fico tão focado no objetivo que quero atingir que perco a noção do que estou fazendo nesse momento para chegar lá.

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Me apresso nas atividades sem estar realmente atento a elas.

 

Realizo tarefas de forma automática, sem estar consciente do que estou fazendo.

 

Me descubro escutando uma pessoa falar enquanto faço outra coisa ao mesmo tempo.

 

Dirijo em “piloto automático” e depois pergunto-me como fui parar lá.

 

Me percebo preocupado com o passado ou com o futuro.

 

 

Me descubro fazendo coisas sem prestar atenção.

 

 

Fico petiscando sem estar ciente do que estou comendo.

 

Resultado:

Some depois o total das suas classificações. Resultados mais elevados refletem maiores níveis de Mindfulness.

REFAÇA DE TEMPOS EM TEMPOS PARA IR ACOMPANHANDO SEU PROCESSO.

Brown, K.W&Ryan, R.M (2003). The benefits of being presente: Mindfulness and its role in psychological well-being. Journal of Personality and Social Psichology, 84, 822-848.

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